15ª Semana da Educação capacita 2 mil professores da rede de ensino

Evento tem como tema “O contexto que educa”

13/5/2009

Por Vivian Albuquerque – MTb: 49.100

A Secretaria de Educação de Praia Grande promove, de 20 a 22 de maio, a 15ª Semana da Educação. Com o tema “O contexto que educa”, o evento envolverá cerca de 2 mil professores da rede municipal, além de técnicos pedagógicos, diretores escolares, assistentes de direção e a equipe da Subsecretaria de Gestão Pedagógica.

O evento contará com 15 oficinas em três períodos: pela manhã, das 7h30 às 11h30; à tarde, das 13h30 às 17h30; e à noite, das 19 às 23 horas. As oficinas serão distribuídas entre as escolas-pólo: Carlos Roberto Dias, Isabel Figueroa Bréfere, José Padin Mouta, São Francisco de Assis e o Auditório Jornalista Roberto Marinho, na Secretaria da Educação (Seduc).

As oficinas são direcionadas para os professores, conforme a área de trabalho: pré-escola e recreação; 1º ao 2º ano; 3º ao 5º ano; PIII; PIII Educação Especial; PIII Educação de Jovens e Adultos (EJA); PIII Educação Física; PIII Matemática; e do 6º ao 9º ano.

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Fundamental e Médio, Rosana Banzato, a expectativa é que os professores consigam transformar o conhecimento em instrumento de uso em sala de aula. “Esperamos que os professores possam enriquecer as práticas metodológicas e possam preparar aulas diversificadas, buscando novos caminhos para atender às necessidades pedagógicas dos nossos alunos”, explica.

Tema - “O contexto que educa” tem a proposta de refletir e redefinir o que é preciso ensinar e o que é preciso aprender dentro de um panorama contemporâneo de transformações que afetam as crianças, jovens e adultos nas escolas. Neste momento da chamada sociedade de informação, elaborar ações pedagógicas é o desafio de todos os educadores que atuam com a perspectiva de uma educação transformadora. Atualmente este desafio ultrapassou os portões das unidades escolares, tornando-se objeto de reflexão social e para todos os profissionais, na 15ª Semana de Educação.

Oficinas - “Leituras do Desenvolvimento Infantil - Laços e Traços no dia a dia escolar: processos e intervenções” com Maria Eugênia Capraro de Toledo; “Alfabetização” e “Livro dos Conhecimentos” com a equipe Cidade Educadora da Editora Aymará; “Distúrbios Globais do Desenvolvimento” com Mônica de Barros, Camile Gaviolli e Cristina Keiko Merletti; “Códigos e Linguagem numa Prática Interativa” com Lucimara de Moura Acosta; “Projeto de Vida como Redução da Indisciplina e Violência” e “Metacompetência: Um Desafio à Educação Contemporânea” com Lúcia Helena dos Santos Cordeiro.

E ainda: “Inteligência Emocional”, “Competências e Habilidades para o Educador no Século XXI” e “A Prática dos Quatros Pilares e dos Sete Saberes à Educação do Futuro” com Luis Vicente Ferreira; “Gestar II – Português” com Marilena Ferreira; “Gestar II – Matemática” com Simone Ferreira Gomes; “Teoria e Prática da Educação Física Escolar” com Instituto Esporte e Educação Ana Moser; “Refletindo a Matemática: um momento privilegiado” com Ed Carlos da Silva Rocha; “Um olhar para as questões familiares no ambiente escolar” e “O Autoconhecimento como Portal das Relações” com Fátima Miranda.

Endereços - A Escola Municipal Carlos Roberto Dias fica na Rua Duque de Caxias, 999, Boqueirão; Isabel Figueroa Bréfere, na Rua João Ramalho, 1.250, Aviação; José Padin Mouta, na Rua Bororos, 150, Vila Tupi; São Francisco de Assis, Rua Cornélio Procópio, 300, Boqueirão; e o Auditório Jornalista Roberto Marinho, na Rua José Borges Neto, 50, Vila Mirim. Outras informações pelo telefone da Seduc, 3496-2350.