Candidatos ao Conselho Tutelar expõem idéias em debate

Trinta e dois candidatos disputam a eleição, no próximo dia 24

Por Christiane Disconsi | 15/5/2009

Dezessete dos 32 candidatos que disputam a eleição para o Conselho Tutelar, em Praia Grande, participaram do debate promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na noite da última quinta-feira (14), no Palácio das Artes, Bairro Boqueirão.

Em ordem alfabética, cada um dos candidatos teve três minutos para se apresentar e discorrer sobre os temas sorteados. Eles responderam questões pertinentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como medidas de proteção, direito à educação, uso de entorpecentes, trabalho infantil e gravidez na adolescência, sempre visando soluções com a garantia dos direitos e deveres previstos no Estatuto.

Para a presidente do CMDCA, Catarina Vitti, o debate foi uma oportunidade para os candidatos mostrarem suas idéias e experiências. “Quem compareceu pôde mostrar se está preparado para o cargo. Todos os candidatos tiveram acesso aos temas anteriormente para que pudessem se preparar e responder em igualdade de condições”.

Catarina falou ainda sobre a importância da participação da população neste pleito com voto facultativo. “A população não pode esquecer que as pessoas que serão eleitas vão defender as crianças e os adolescentes da nossa Cidade. Nada mais justo do que votar, para que realmente seja feito um trabalho de acordo com o esperado.”

O coordenador geral da ONG Arcanjo Rafael, Airton Marques, assistiu ao debate. “Devemos escutar as idéias e participar como cidadãos. Só assim podemos aperfeiçoar o que já existe”, comenta. “Precisamos estar cientes e verificar o currículo e as idéias destes candidatos. Acredito que aqueles que cuidam de crianças e adolescentes precisam ter uma formação específica para que o trabalho seja bem executado”.

Campanha – A propaganda eleitoral pode ser feita somente até a próxima quarta-feira (20). No dia da eleição, é vetado qualquer tipo de propaganda. “Haverá fiscalização e os candidatos que desobedecerem à lei poderão perder o mandato mesmo eleitos, como ocorreu no ano passado. As denúncias serão apuradas pelo CMDCA”, explicou o promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Carlos Cabral Cabreira.

É expressamente proibida a propaganda com pintura e pichação de letreiros ou outdoors, nas vias públicas, nos muros e paredes de prédios públicos e nos monumentos. Campanhas conjuntas não podem ser feitas, carros de som e instrumentos sonoros são proibidos.

Até quarta-feira (20), será permitida apenas a propaganda mediante faixas afixadas dentro de propriedades particulares e a distribuição de panfletos.

Pleito – Serão dez eleitos (cinco titulares e cinco suplentes) que cumprirão mandato na gestão 2009/2012. O pleito ocorre no próximo dia 24, das 9 às 15 horas, em sete escolas municipais. As urnas serão lacradas na quinta-feira (21), às 10 horas na Secretaria de Educação (Seduc), Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.

Antes de votar, o munícipe deverá conferir a seção eleitoral a que pertence. A informação está disponível em cartazes afixados em diferentes locais do Município, como escolas e o Paço Municipal, além de edital do CMDCA, Locais de Votação 2009, no portal da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br). No ato, deve portar o título eleitoral e qualquer documento com foto. Qualquer pessoa que vote no Município pode participar do pleito.

As escolas são: Carlos Roberto Dias, Bairro Boqueirão; Isabel Figueroa Bréfere, Bairro Aviação; Ronaldo Lameira, Sítio do Campo; Maria Nilza Romão, Bairro Vila Sônia; Mário Possani, Bairro Caiçara; Paulo Shigueo Yamauti, Bairro Anhanguera; e Dr. Wilson Guedes, Bairro Samambaia. A apuração ocorre, a partir das 16 horas, no Ginásio Paulo Shigueo, anexo à escola Paulo Shigueo Yamauti, Bairro Anhanguera.