Irmã Dulce está entre os melhores hospitais públicos de SP

Certificação foi obtida após pesquisa do Estado sobre a satisfação dos usuários SUS

Por André Aloi | 8/6/2009

O Hospital Municipal Irmã Dulce, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e gerenciado pela Fundação ABC (FuABC), está relacionado entre os melhores do Estado. Pela primeira vez, pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde revela o ranking dos melhores hospitais e as melhores maternidades públicas, na avaliação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Além de receber o certificado de que a instituição está entre as melhores do Estado, assinado pelo secretário estadual Luiz Roberto Barradas Barata, o hospital acaba de obter o relatório da pesquisa, que servirá como ferramenta de gestão para aprimorar o atendimento. A maternidade do hospital praiagrandense ficou na 40ª colocação entre 389 participantes.

Humanização do atendimento aos usuários, melhorias e projetos implantados no hospital – que atende pacientes do SUS – foram, entre outros quesitos, responsáveis pela classificação da unidade de saúde na pesquisa. O levantamento ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames, em cerca de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista, nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008.

De acordo com a diretora-técnica do hospital Irmã Dulce, Maria Alice Melo Rosa Tavares da Silva, os resultados com a prática do parto humanizado são muito positivos. Ela enfatizou que os projetos implantados na unidade – que está há mais de seis meses sob a gestão da Fundação do ABC (FuABC) – foram decisivos para a classificação da Maternidade em 40º lugar entre as melhores, num ranking de 389 maternidades pesquisadas pelo Governo em todo estado. A direção prevê a implantação de outros projetos, além dos já existentes, que deverão auxiliar obter melhor pontuação nas próximas pesquisas.

Avaliação — A avaliação hospitalar do Estado, apelidada de "Provão do SUS", considerou o grau de satisfação com atendimento, nível do serviço e profissionais, qualidade das acomodações e tempo de espera para internação.

Para a classificação das maternidades foram incluídas perguntas aos usuários sobre humanização do parto. Ao todo, a pesquisa atingiu cerca de 1,5 milhão de pessoas. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, nova pesquisa está em andamento, para certificação no próximo ano.

Irmã Dulce – Três meses após ter sido inaugurado, em agosto de 2008, o Irmã Dulce passou a ser gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC), entidade com mais de 40 anos de experiência em administração hospitalar, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e responsável por unidades como o Hospital Municipal Universitário (HMU), em São Bernardo do Campo. O Irmã Dulce, que já conta com seus próprios indicadores de opinião, como relatórios mensais da Ouvidoria e de pesquisa de satisfação feita entre os usuários, espera avançar no ranking.