Cemas ficará aberto até as 20 horas

Novo horário de atendimento passará a vigorar em aproximadamente um mês

Por André Aloi | 8/6/2009

O Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) – da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande - funcionará em novo horário em meados de julho. A unidade ficará aberta inicialmente por mais três horas, ampliando o atendimento até as 20 horas. A informação partiu do chefe da Sesap, Adriano Springmann Bechara, durante o Integração Cemas, atividade de atualização profissional com palestras, ocorrida sexta-feira (5).

A intenção é fazer com que o Cemas aumente a oferta de vagas e diminua a espera por consultas. E, também, acabar com as grandes filas que se formam no início da manhã, quando usuários madrugam na porta da unidade. A iniciativa também visa retirar o Cemas do topo da lista de reclamações apresentadas no Serviço de Apoio ao Usuário do Sistema Único de Saúde (SAU/SUS), que no primeiro trimestre deste ano obteve 69 de 190 queixas registradas pelo SAU/SUS.

Hoje, cerca de 8 mil consultas são realizadas por mês na unidade nas 22 especialidades de exames e especialistas, já descontando os quase 40% de absenteísmo (faltas). “Estamos ampliando horário do Cemas até as 20 horas, mas já queremos fazê-lo funcionar até as 22 horas. Temos grande demanda por exames e especialistas. O horário estava ficando apertado”, disse Bechara, explicando que isso dará maior resolutividade aos casos atendidos.

Segundo ele, conversas foram feitas entre os profissionais e prestadores de serviços, em conjunto com a administração do Cemas, e atitudes foram tomadas pensando nas pessoas que necessitam de atendimento. “Fizemos estudo e identificamos que algumas pessoas faltam às consultas porque não podem perder um dia de trabalho. Acreditamos que os horários a partir das 17 horas vão fazer com que diminuam as faltas, já que o paciente pode ser atendido logo depois de sair do serviço, possibilitando agendamento no período noturno”.

Outro compromisso que o secretário pediu à Supervisão do Cemas foi de que reuniões fossem agendadas entre os funcionários, como forma de Educação Continuada – aperfeiçoamento profissional na área-, garantindo melhor rendimento e integração das equipes. “Quero que os auxiliares, enfermeiros, médicos e todos os profissionais discutam temas relacionados à sua área e o que pode ser melhorado no serviço. Isso é bom para entrosamento da equipe e faz parte da humanização que vem sendo desenvolvida nas unidades de atenção básica (usafas e multiclínicas) e queremos implantar em toda a rede”, pontuou.

Bechara fez um balanço sobre o Integração Cemas e disse que notou muita atenção da platéia enquanto discursava na abertura. “O evento foi muito produtivo e acima do esperado. Isso faz com que acreditemos que a aproximação com o funcionalismo é o segredo para uma melhora do serviço público como um todo. A valorização do servidor é primordial porque são o espelho da administração. Se sentindo bem, o trato com o usuário e cidadão será dos melhores. Acreditamos nisso e investiremos bastante nessa área a pedido do prefeito Roberto Francisco”.

Integração — Durante a tarde de sexta-feira, a programação de Integração do Cemas - com a presença de mais de 60 funcionários -, incluiu palestras com a nutricionista Roberta Piovezan, da Nestlé, sobre complemento alimentar e produtos que ajudam na preparação para pré e pós-operatório. E a enfermeira Helaine Marinho, da Johnson&Johnson, sobre tratamento e formas corretas de limpeza e cobertura de escaras de decúbito (feridas que ocorre devido à permanência durante muito tempo numa mesma posição).