Nova Praça Carlos Gomes é entregue dia 3

Prefeitura investiu R$1,1 milhão na revitalização do local, no Bairro Solemar

Por Pedro Sbravatti | 24/6/2009

A Prefeitura de Praia Grande entrega no próximo dia 3 de julho, às 19 horas, a Praça Carlos Gomes, localizada no Bairro Solemar. Com área total de 8 mil metros quadrados, o local, que abriga a Feira de Artesanato do bairro, foi totalmente revitalizado e modernizado, ganhando espaço especialmente preparado aos artesãos e também aos representantes da terceira idade, além de playground para as crianças. O investimento foi de R$ 1,1 milhão. O serviço foi desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas (Seop).

“Solemar é um dos bairros mais bonitos da Cidade. A reurbanização da Praça era anseio da população daquela região e agora conta com estrutura invejável para recepcionar turistas interessados em visitar a tradicional feira de artesanato. Está ainda mais valorizada após este serviço. Tenho certeza que tudo está de acordo com as solicitações dos munícipes”, destacou o titular da Seop, Luiz Fernando Lopes.

A praça ganhou 4.500 metros quadrados de área verde e 2.700 de passarelas para público, além dos 630 metros quadrados de área construída destinada a feira de artesanato. “Durante a criação do projeto de reurbanização e execução do serviço a Seop procurou empregar conceitos modernos ao espaço”, comentou Lopes.

No local foram construídos dois pergolados (tipo de cobertura vazada), projetados em curva e na cor branca. As áreas verdes preservadas fazem com que o local ganhe ar de bosque. “As pérgolas dão charme especial a obra. A Arborização do espaço também merece destaque. Acredito que a área se transformará em atração turística”, argumentou o chefe do Departamento de Obras de Reurbanização da Seop, José Carlos Garcia.

Mas as novidades não param por aí. A terceira idade ganhou área de convivência que dispõe de 20 mesas, com quatro bancos em cada uma, onde poderão usufruir de jogos de mesa, como dama, xadrez e dominó. Também foi construído playground para as crianças com gangorra, gira-gira e escorregador. “A praça rapidamente funcionará como ponto de encontro no Solemar”, disse o chefe de departamento.

Feira de artesanato – O espaço conta com a separação das barracas de artesanato das de alimentação (25 no total), garantindo acesso fácil e mais conforto ao público. Os visitantes circularão em área coberta com estrutura metálica e em policarbonato. Também haverá sanitários para os permissionários. “Construímos duas copas com cubas para utilização dos profissionais. Desta forma terão estrutura para realizar a higiene dos produtos e materiais utilizados”, explicou Garcia.