ONG realiza palestra a 80 alunos da E.M. Lions Clube

Atividade faz parte de parceria entre a entidade e a Secretaria de Educação

Por Daniel Elias | 29/6/2009

Na última sexta-feira (26), cerca de 80 alunos do sexto ano da E.M. Lions Clube, com idades entre 11 e 13 anos, tiveram uma tarde diferente. Isso por que, os estudantes participaram de uma palestra sobre sexualidade, ministrada pela Organização Não Governamental (ONG) Defesa e Cidadania da Mulher (DCM). A iniciativa surgiu através da parceria entre a Secretaria de Educação e a entidade do terceiro setor.

Segundo a pedagoga comunitária da unidade, Soraya Simões Ramos, a idéia de fazer a palestra ocorreu após os professores perceberem que os alunos tinham algumas dúvidas sobre o assunto. “Por isso resolvemos realizar esse encontro, sendo um momento só deles, onde pudessem falar abertamente sobre o tema”, explicou.

Dentre as dúvidas mais freqüentes, algumas chamaram a atenção da pedagoga. “Eles fizeram perguntas como por que a voz muda conforme eles crescem, de como é o ato sexual em si e até por que as meninas ficam menstruadas. Questionamentos que, inclusive, nos surpreendeu, pois mostra que os alunos estão mais informados sobre o assunto”, completou Soraya.

A pedagoga comunitária ressalta ainda que outras palestras serão realizadas até o final do ano. “Temos o interesse de realizar outros encontros como este, até para falarmos sobre drogas, de uma forma preventiva. Até por melhoria da qualidade de vida do aluno e, com isso, ele possa render dentro da escola e não se deixe levar por caminhos errados”, definiu.

Para presidente da ONG DCM, Ana Silvia Passberg Amorim, as palestras são importantes para deixar os jovens mais informados. “Buscamos usar uma linguagem bem leve, por causa da idade dos participantes, tanto na parte biológica, ministrada pela bióloga Andréia Martucci Dias, quanto sobre a sexualmente masculina e feminina, com a psicóloga Rosa Maria Martucci Dias”.

Durante a palestra, a participação foi intensa. “Nós abrimos para que eles pudessem fazer perguntas e tirarem as dúvidas. Eles prestam bastante atenção enquanto a palestrando fala, até por que o assunto chama a atenção deles. E nós percebemos também que, cada vez mais, as crianças buscam as informações corretas”, afirmou Ana Sílvia.

Segundo a presidente da ONG, essa não é a primeira vez que a entidade realiza palestras com alunos das escolas municipais. “Só neste ano, já fizemos mais de oito encontros como este, onde debatemos diversos assuntos. Há dois anos já trabalhamos em parceria com a Secretaria de Educação e nós estamos estudando como ampliar mais este projeto”.