Danielle Zangrando elogia Praia Grande

Atleta olímpica esteve na Cidade, disputando o Campeonato Paulista do Interior

Por Fabricio Tinêo | 1/7/2009

Foto Indisponivel

A judoca olímpica Danielle Zangrando, 30 anos, elogiou a estrutura esportiva de Praia Grande. Ela esteve na Cidade no último sábado (27), no Ginásio Falcão, lutando no Campeonato Paulista do Interior, evento classificatório para o Paulistão. Acostumada com títulos e medalhas, Danielle demonstrou muito carisma, distribuindo autógrafos e posando para inúmeras fotos. “É gostoso esse carinho das pessoas. Faz o teu esforço e dedicação valerem a pena”, afirmou.

Zangrando viajou o mundo através do judô. Conheceu os melhores ginásios e locais de competições. Porém, fez questão de ressaltar o trabalho do esporte em Praia Grande. “O secretário José Carlos de Souza está de parabéns. A Cidade tem realizado ótimos eventos e possui uma invejável estrutura esportiva, inclusive no judô. Outros municípios deveriam seguir este exemplo”.

Quanto à carreira, a atual campeã dos Jogos Pan-Americanos (Rio de Janeiro, 2007), categoria leve (52 a 57 quilos), revelou que não pensa mais em disputar uma Olimpíada. “Fiz duas cirurgias para corrigir uma hérnia de disco. Às vezes sinto dor. Não tenho mais condições de dedicar-me 24 horas aos treinos, como fazia antes. Mas, ainda disputarei Jogos Regionais, Abertos, Estadual e Nacional”.

História - Nascida em São Paulo, Capital, Danielle reside em Santos. A atleta começou no esporte aos 5 anos, com o professor Paulo Duarte. Casada com Maurício Sanches, 46 anos, é formada em Direito e Jornalismo (atualmente, trabalha na TV Tribuna/Santos). Foi Campeã regional, estadual, de Jogos Regionais e Abertos, Brasileira, Sul-Americana e Pan-Americana. Aos 16 anos, tornou-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha na história de um Campeonato Mundial. A façanha ocorreu em 1995, no Japão, quando foi terceira colocada.

Em 1995, em Mar del Plata, na Argentina, obteve a primeira medalha (bronze) em Jogos Pan-Americanos. Feito que repetiria em 1999, em Winnipeg, no Canadá. Competiu na Olimpíada de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos; e em 2004, em Atenas, na Grécia. Em março de 2009, após um ano fora dos tatames, voltou e sagrou-se vice-campeã pan-americana, em Buenos Aires, na Argentina.