Rede Municipal de Ensino suspende aulas devido a nova gripe

Ação foi tomada seguindo recomendação da Secretaria Estadual de Saúde

Por Daniel Elias | 28/7/2009

Seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) suspendeu as aulas das escolas públicas municipais. A medida tem o objetivo de reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1. Sendo assim, as unidades de Educação Infantil e Creche, Ensino Fundamental, Escola de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Complementação Educacional não funcionam a partir desta quarta-feira (29), retornando apenas dia 17 de agosto.

Segundo a Secretaria do Estado da Saúde, até o momento, São Paulo registra 27 óbitos de pacientes infectados pelo vírus, conhecido popularmente como a “nova gripe” ou “gripe suína”. “Nosso objetivo é impedir a proliferação da doença”, ressaltou o subscretário de Gestão Administrativa da Seduc, Roberto Andrade e Silva, conhecido também como Betinho.

“Vale lembrar que Praia Grande não registrou caso algum da gripe, o que estamos fazendo é uma prevenção”, completou o subsecretário. “Sabemos que algumas famílias terão dificuldades nos próximos dias, mas fizemos isso pensando no bem-estar das crianças, já que a proliferação se dá também pelo convívio de pessoas em locais fechados e aglomerados”.

Betinho lembra ainda que as escolas particulares e estaduais de Praia Grande não são subordinadas à Seduc. “As unidades particulares e estaduais, principalmente, as escolas do Ensino Fundamental e Médio estão vinculadas a Diretoria Regional de Ensino. Então, possivelmente, elas receberão determinação deste órgão”.

Primeiro passo – Na manhã desta terça-feira (28), as secretarias de Educação e Saúde Pública (Sesap) se reuniram com diretores das escolas públicas municipais, estaduais e particulares para explicar quais os cuidados a serem tomados, para evitar a proliferação da doença. A palestra foi ministrada pelo médico infectologista Sérgio Feijó.

“Como, infelizmente, se fala muita coisa sobre a doença, preferimos reunir esses profissionais para orientá-los de uma forma correta”, destacou o subscretário de Gestão Administrativa. “Então falamos sobre como proceder com relação a essa gripe. Outro ponto citado foi para que expliquem aos pais para deixarem as crianças em casa, se a mesma apresentar algum sintoma de resfriado”.