PG divulga novo balanço da nova gripe

Na última semana, a Cidade registrou dois novos casos; Número chega a 14

Por André Aloi | 25/8/2009

Foto Indisponivel

Mais dois casos de “gripe suína”, causada por Influenza A (H1N1), foram confirmados em Praia Grande pelo Instituto Adolfo Lutz – do governo estadual - nesta segunda-feira (24). A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) informa que ao todo, na Cidade, são 14 casos positivos e oito negativos.

Dos 39 notificados - sendo 16 homens e 23 mulheres, 17 já tiveram alta. Atualmente, a Sesap monitora 17 casos suspeitos da doença, que aguardam resultado dos exames. Fora os 39, outros dois foram notificados pela Cidade, mas apenas um deles foi confirmado como H1N1. Essa pessoas são residentes de outros município da Baixada Santista. Os casos evoluíram para cura sem complicação.

A Sesap atenta para o fato de os sintomas da gripe comum (sazonal) e da Influenza A (H1N1) serem muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dores de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Não importa saber se é gripe comum ou a “nova”. Ao ter algum desses sintomas, o melhor é procurar um médico num dos prontos-socorros (Central, Quietude e Samambaia).

Atendimentos — Desde que foi montado - há aproximadamente um mês, o pólo de atendimento avançado da nova gripe, no pronto-socorro (PS) Quietude, atendeu 1.565 pessoas, sendo que 902 (quase 60%) apresentavam quadro gripal. A Sesap está seguindo orientações do Ministério da Saúde e orienta às pessoas que estão com sintomas de gripe, seja da sazonal (que acomete milhares de pessoas todos os anos) ou da Influenza A (H1N1), que procurem atendimento no PS Quietude.