Técnicos de Procons participam de capacitação em PG

Objetivo é padronizar atendimento ao consumidor em todo o Estado

Por Paola Vieira | 9/9/2009

Mais de 30 técnicos de Procons (Programas de Proteção e Defesa do Consumidor) de diversas cidades da Baixada Santista e Interior do Estado de São Paulo participam de quarta (9) à sexta-feira (11), em Praia Grande, do Curso Básico de Atendimento promovido pela Fundação Procon-SP. O objetivo é padronizar o atendimento em todo o Estado e fortalecer o sistema de defesa do consumidor.

Entre os temas abordados durante a capacitação estão o Código de Defesa do Consumidor; Procedimentos para atendimento; Abertura de Reclamação; Legislação Correlata; Certidão e Nota Fiscal Paulista.

De acordo com o coordenador do Procon-PG, Maurício de Lima, este é o primeiro curso realizado em 2009, no Município. “Esta capacitação é voltada para funcionários dos Procons municipais, que só estarão aptos para fazer atendimento se aprovados na avaliação realizada no último dia de palestra. Convidei representantes da Região Metropolitana da Baixada Santista e Interior de São Paulo. Entre os 34 alunos que participam, seis são de Praia Grande”.

Segundo a técnica de Proteção e Defesa do Consumidor da Diretoria de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP, Maria Antonia Damiano, o curso é dividido em três módulos, um por dia. No primeiro é abordado o Código de Defesa do Consumidor através de princípios e conceitos básicos; no segundo são tratados os procedimentos administrativos com apresentação do programa de atendimento da Fundação Procon-SP; já no terceiro módulo será falado sobre certidão e Nota Fiscal Paulista, e ainda será realizada uma avaliação do conteúdo dos módulos. “A capacitação é dinâmica e os alunos podem interagir a todo momento. A Fundação Procon-SP tem uma portaria que torna esse curso básico obrigatório para todos os técnicos e coordenadores dos Procons municipais. Nossa meta é que os atendimentos aos consumidores das cidades sejam realizados da mesma forma que na Fundação Procon-SP”, explica Maria Antonia.

O Procon-PG atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Edifício Jocafra, localizado na Rua Jaú, 880, sala 72, Boqueirão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-6810.