Judoca Tawany Gianelo é campeã da Olimpíada Brasileira Escolar

Por Fabricio Tinêo | 15/9/2009

Atleta da Cidade conquista vaga para Campeonato Sul-Americano
A judoca de Praia Grande Tawany Gianelo da Silva (Escola Técnica Fortec-PG/Na Hora Veículos/Academia Estação Saúde), 15 anos, categoria superligeiro (até 36 quilos), entrou para a história do esporte nacional. No último domingo (13), em Poços de Caldas, Minas Gerais, ela sagrou-se campeã da Olimpíada Escolar, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério dos Esportes. O resultado qualificou-a para o Campeonato Sul-Americano Escolar, que ocorre no Equador, ainda sem data definida.

“Estou muito feliz. Foi o melhor resultado da minha carreira. Lutei contra as principais judocas do país na minha categoria e tive um desempenho fantástico”, comemorou Tawany. “As Olimpíadas Escolares são um evento grandioso. Fiquei impressionada com a estrutura montada pelo COB”.

Lutas – Tawany não deu chances as adversárias. Na decisão, venceu Layna Soares Colman (Mato Grosso do Sul), por ippon (golpe perfeito do judô). Antes, já havia derrotado Amanda Sousa Lima (Piauí), por pontos; Larissa dos Santos (Minas Gerais), por ippon; e Alessandra Vanessa Ribeiro (Santa Catarina), também por ippon.

Dados - Tawany nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. Residente no Bairro Tupi, é filha de Tatiana Mabel, 34 anos, e de Cristiano Dantas, 33 anos. Cursa o oitavo ano do Ensino Médio. Tem como ídolo a judoca olímpica santista Danielle Zangrando.

Nesta temporada, a atleta de Praia Grande sagrou-se campeã paulista e regional; e vice-campeã brasileira. Foi terceira colocada na Copa São Paulo. Em 2008, foi campeã paulista estudantil, regional e do Torneio Periquito. Ainda faturou a medalha de prata no Sul-Brasileiro, Jogos Olímpicos Escolares e Brasileiro Escolar. Possui no currículo os títulos Sul-Brasileiros de 2006 e 2007, e os vice-campeonatos paulistas de 2006, 2007 e 2008.

Treinos - Vale frisar que a equipe de judô da Cidade nasceu de parceria entre as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc). Os grupos, masculino e feminino, de Praia Grande treinam de segunda a sexta-feira, das 15 às 23 horas, no Ginásio Sejel (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi).