Prefeitura assina convênio com Conselho de Contabilidade
Solenidade que oficializou parceria ocorreu no Palácio das Artes, na terça-feira (15)
Por Pedro Sbravatti | 16/9/2009

A Prefeitura de Praia Grande assinou convênio de cooperação com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP). A solenidade que oficializou a parceria ocorreu na terça-feira (15), no Palácio das Artes. Participaram do encontro a secretária de Finanças, Aparecida Regina Fermino da Silva, o secretário-executivo da pasta, Nélio Afonso Dell’Artino, além do vice-presidente de Fiscalização da entidade estadual, Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi.
“A Prefeitura está honrada em contar com parceiro como o CRC. Este tipo de convênio beneficia a população diretamente, no que diz respeito a segurança, durante todo procedimento. Para o Município é fundamental trabalhar com profissionais regulamentados pelos seus conselhos”, analisou a titular da Sefin.
A secretária classificou ainda de forma positiva a atuação dos conselhos em suas respectivas profissões. “Essas entidades punem os profissionais que não cumprem com suas obrigações ou que não possuem diploma. Esta tarefa funciona como defesa a sociedade”, disse.
Um dos principais pontos que facilitou o acerto entre as duas partes foi o desenvolvimento dos programas de informática utilizados pela Sefin. “Através desta modernização teremos um banco de dados a disposição do CRC e da Prefeitura. O serviço ganha em agilidade e segurança”, analisou Fillipi.
De acordo com o vice-presidente a principal meta do convênio é aumentar o poder de fiscalização do Conselho, assegurando que os documentos recebidos passem pelas mãos de profissionais legalmente habilitados. “Em toda área de trabalho nos deparamos com pessoas honestas e outras já nem tanto. Com este tipo de cooperação o órgão regulador de nossa profissão ganhará em autonomia”, explicou.
O dirigente ressaltou ainda que após o início dos trabalhos em parceria, todos os documentos que forem entregues à Prefeitura deverão ser precedidos de uma consulta prévia on line ou acompanhados da Declaração de Habilitação Profissional (DHP) emitida pelo CRC SP. “Trata-se de fonte de fiscalização avançada”, afirmou Filippi.
Também participaram da assinatura a chefe do departamento de Fiscalização do CRC SP, Verônica Moreira Nunes; o delegado regional do CRC SP em Santos, Adilson Bulo Júnior; o delegado da entidade em Praia Grande, José Candido Lemes Filho e seu antecessor, José Augusto Soares da Silva; conselheira do CRC SP, Daisy Christine Hette Eastwood.
História - O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo foi instituído em 14 de dezembro de 1946, pelo Decreto-lei nº 9.295. O CRC SP tem como principal atribuição registrar, fiscalizar e orientar os profissionais da Contabilidade. A entidade atua em todo o Estado por meio de suas 18 delegacias regionais e 128 delegacias estaduais. Atualmente, estão registrados 112 mil Contabilistas e mais de 18 mil empresas de serviços contábeis. Outras informações no site www.crcsp.org.br
“A Prefeitura está honrada em contar com parceiro como o CRC. Este tipo de convênio beneficia a população diretamente, no que diz respeito a segurança, durante todo procedimento. Para o Município é fundamental trabalhar com profissionais regulamentados pelos seus conselhos”, analisou a titular da Sefin.
A secretária classificou ainda de forma positiva a atuação dos conselhos em suas respectivas profissões. “Essas entidades punem os profissionais que não cumprem com suas obrigações ou que não possuem diploma. Esta tarefa funciona como defesa a sociedade”, disse.
Um dos principais pontos que facilitou o acerto entre as duas partes foi o desenvolvimento dos programas de informática utilizados pela Sefin. “Através desta modernização teremos um banco de dados a disposição do CRC e da Prefeitura. O serviço ganha em agilidade e segurança”, analisou Fillipi.
De acordo com o vice-presidente a principal meta do convênio é aumentar o poder de fiscalização do Conselho, assegurando que os documentos recebidos passem pelas mãos de profissionais legalmente habilitados. “Em toda área de trabalho nos deparamos com pessoas honestas e outras já nem tanto. Com este tipo de cooperação o órgão regulador de nossa profissão ganhará em autonomia”, explicou.
O dirigente ressaltou ainda que após o início dos trabalhos em parceria, todos os documentos que forem entregues à Prefeitura deverão ser precedidos de uma consulta prévia on line ou acompanhados da Declaração de Habilitação Profissional (DHP) emitida pelo CRC SP. “Trata-se de fonte de fiscalização avançada”, afirmou Filippi.
Também participaram da assinatura a chefe do departamento de Fiscalização do CRC SP, Verônica Moreira Nunes; o delegado regional do CRC SP em Santos, Adilson Bulo Júnior; o delegado da entidade em Praia Grande, José Candido Lemes Filho e seu antecessor, José Augusto Soares da Silva; conselheira do CRC SP, Daisy Christine Hette Eastwood.
História - O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo foi instituído em 14 de dezembro de 1946, pelo Decreto-lei nº 9.295. O CRC SP tem como principal atribuição registrar, fiscalizar e orientar os profissionais da Contabilidade. A entidade atua em todo o Estado por meio de suas 18 delegacias regionais e 128 delegacias estaduais. Atualmente, estão registrados 112 mil Contabilistas e mais de 18 mil empresas de serviços contábeis. Outras informações no site www.crcsp.org.br