Elizabete e Orlando são eleitos miss e mister terceira idade PG

Evento reuniu 39 candidatos no Auditório Jornalista Roberto Marinho

Por Christiane Disconsi | 18/9/2009

Elizabete Domingues da Costa, 60 anos, participante do Espaço Vivência Boqueirão, e Orlando Cardadeiro, 70 anos, do Conviver Caiçara, foram eleitos respectivamente Miss e Mister Terceira Idade 2009. O desfile ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, em Praia Grande.

Acompanhando as tendências da moda, Elizabete desfilou com um vestido com estampa de onça. A elegância, o charme e os belos olhos azuis fizeram com que ela superasse outras 33 candidatas.

Elizabete recebeu com muita emoção a capa e a coroa das mãos da Miss Terceira Idade 2008, Nelita Gomes, também do Vivência Boqueirão. É a terceira vez consecutiva que o título de miss fica com participantes da unidade. “Foi a primeira vez que desfilei. Não esperava ganhar. Acho que por isso fiquei tão emocionada. Fiquei muito contente com o resultado”, comenta.

Viúva, mãe de dois filhos, Elizabete pratica musculação, dança de salão e participa de bailes e jogos de mesa na unidade. Ela conta como mantém a beleza e a vitalidade depois dos 50. “O segredo é sair do sofá”, enfatiza. “É preciso viver, participar de atividades para esquecer a solidão. A terceira idade é sim a melhor idade, basta saber aproveitar”.

Mister – O título de Mister Terceira Idade 2009 foi para o participante do Espaço Conviver Caiçara, Orlando Cardadeiro, de 70 anos. Com um terno bem alinhado, Cardadeiro esbanjou charme na passarela e conquistou o corpo de jurados. A disputa entre os homens contou com seis candidatos.

“Me inscrevi apenas para participar, estar com os meus amigos e acabei ganhando. Foi uma surpresa. Estava ansioso antes de entrar na passarela, mas só fiquei nervoso de verdade quando percebi que ganhei”, comenta.

Cardadeiro tem uma filha e três netos. É casado e contou com o apoio da esposa, que acompanhou o desfile de perto. “Somos grandes companheiros”, diz.

No Conviver Caiçara ele pratica tênis e participa do coral. “Eu gosto de esporte e movimento. Entrei para o Conviver para preencher meu tempo, depois que me aposentei e deixei a Capital para morar em Praia Grande. Faço parte deste programa, pois vivo com alegria e lá tenho a oportunidade de passar esse sentimento para outros também”.

Sonho – A segunda colocada no concurso Miss Terceira Idade, Maria Odila Costa, 58 anos, do Conviver Guilhermina, realizou um sonho ao desfilar na passarela. “Sempre tive vontade de participar, mas antes a idade mínima era 60 anos. Quando acompanhei meu marido, que estava se inscrevendo para o concurso, soube que baixaram para 50. Então não tive dúvidas e me inscrevi na mesma hora”.

O vice-campeonato foi motivo de alegria. “Todo mundo diz que não queria ganhar, ou coisa assim. Mas, eu digo: sim! Eu queria muito ganhar e consegui o segundo lugar”, comenta radiante.
O segundo colocado a Mister Terceira Idade foi Carlos Gomes da Silva, 59 anos, do Espaço Vivência Ocian.

A disputa do título este ano contou com 39 candidatos, seis homens e 33 mulheres, todos maiores de 50 anos. O número foi superior ao do ano passado, quando 36 candidatos concorreram ao título (28 mulheres e oito homens).

Para a diretora do Conviver Caiçara, Silvia Helena Rebustine Bonito, foi gratificante organizar mais uma edição do concurso. “O evento cresce a cada ano. Para nós é uma realização vê-los felizes em participar. É como se voltassem a ser adolescentes. Uma oportunidade de fazer coisas que nunca fizeram em toda a vida”.

Referência – O Índice Futuridade avaliação estadual que colocou Praia Grande em primeiro lugar (entre os municípios com mais de 200 mil habitantes) em projetos voltados a qualidade de vida dos idosos levou em consideração três itens primordiais: saúde, proteção social e oferta de atividades para este público. Ao todo, 10,5% dos 243.333 habitantes de Praia Grande são maiores de 60 anos.

Para compor o índice, o Governo do Estado avaliou todos os municípios paulistas por índices de mortalidade precoce entre os idosos, ou seja, entre pessoas de 60 a 69 anos; existência de ações de proteção social básica e especial, realizadas em benefício de idosos; além da oferta de atividades e programas de cultura, esporte e turismo realizados para a população idosa.

O resultado coloca o Município à frente das demais cidades da Baixada Santista. No ranking geral, com 66,7 pontos, considerando todos os 645 municípios, Praia Grande está classificada na 29ª posição.

Conviver - Com quatro unidades no Município, o Programa Conviver é um espaço destinado a maiores de 50 anos. Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas unidades à beira-mar, Vivência Ocian e Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente o programa conta com cerca de 6 mil inscritos. Informações pelo telefone 3496-5045.