Movimento incentiva “doação” de abraços

Encontro será neste sábado, às 10 hora, no Bairro Boqueirão

Por Mauricio Eirós | 6/10/2009

Foto Indisponivel

Um grupo de amigos se reunirá, no próximo sábado (10), para promover o movimento Free Hugs (Abraços Grátis) em Praia Grande. O local escolhido foi o calçadão da praia do Bairro Boqueirão, perto do Shopping Boqueirão, a partir das 10 horas. O grupo levará cartazes com a inscrição “Abraços Grátis” e os integrantes usarão camisetas brancas.

A ideia partiu de uma funcionária pública com o objetivo de integrar cada vez mais as pessoas que trabalham no mesmo setor ou em diferentes setores de órgãos públicos ou empresas. Quem se interessar em participar, como voluntário, doando seu abraço, basta aparecer, trajando uma camiseta branca, no ponto de encontro e “abraçar” a causa.

De acordo com a autora da iniciativa, a servidora Graciete Henriques dos Santos, da Secretaria de Administração (Sead), o movimento começou em agosto deste ano e já é um sucesso. Ela afirma que o ambiente de trabalho melhorou e várias pessoas, que antes não se conheciam, criaram vínculos de amizade.

“Antes, os funcionários ficavam fechados em seus pequenos círculos de amizade, e muitas vezes sequer sabiam o nome de outras pessoas do mesmo setor. Com o Dia do Abraço, elas se integram e interagem com mais facilidade. A aceitação foi muito boa e sinto que o ambiente melhorou. Hoje fica mais fácil até pedir informações para outros setores”, afirma a funcionária.

Movimento mundial - É difícil definir onde e quando começou esta campanha mundial para compartilhar abraços entre pessoas comuns, sem o interesse de companhia diária, dinheiro, promoção, política ou sexo. O objetivo do Movimento Free Hugs, Abrazos Gratis ou Abraços Grátis é fazer com que as pessoas abraçadas se sintam melhor, pois o ato do abraço diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse.

Segundo o site Free Hugs Movement, o registro mais antigo desse tipo de manifestação coletiva aconteceu em 1986, quando o Reverendo Kevin Zaborney criou em sua igreja o National Hugging Day (Dia Nacional do Abraço), celebrado todo ano, no dia 21 de janeiro. Posteriormente, esse movimento passou a ser praticado em outras instituições como ONGs, hospitais e escolas nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Alemanha e Rússia.

Em 2001, Jason Hunter deu início ao Movimento Free Hugs (Abraços Grátis), após perder sua mãe. “O dia, que começou em completa tristeza, terminou em grande alegria porque eu percebi que minha mãe tinha feito exatamente o que Deus solicitou dela”, disse ele sobre o acontecido, no site da sua campanha. “Ela adorava abraçar as pessoas, independente da raça ou sexo, e mostrar o quanto eram importantes. Que mundo maravilhoso poderíamos ter se nós fossemos conhecidos como pessoas que têm um sorriso e uma palavra amável para todos”, completou Jason Hunter.
Outras informações sobre a campanha “Abraços Grátis”, com Graciete (9137-8008 ou gracietehs@gmail.com) ou Mauricio (9155-3300 ou meirosjr@bol.com.br)