Agendamento de consultas unificado terá início em novembro
Novo serviço terá fase de testes no Bairro Ribeirópolis
Por André Aloi | 8/10/2009

A partir da segunda quinzena de novembro, começam a ser unificadas as listas de espera de quem aguarda consulta no Centro Municipal de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) – da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Um projeto informatizado encaminhará pacientes da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Ribeirópolis, escolhida como modelo para atuar no sistema – naquela região moram mais de 45 mil pessoas.
Uma das responsáveis por essa implantação, a chefe da Seção da Tecnologia da Informação (TI) da Divisão de Informática da Sesap, Luciana Skibicki, explica que hoje as listas de espera não priorizam quem está mais tempo na fila.
“As Usafas com mais gente recebem mais vagas”, exemplificou. “Na listagem unificada, a ordem será cronológica: o paciente que pedir a consulta há mais tempo receberá atendimento primeiro”. Somente casos de urgências ou emergências é que poderão sofrer interferência da Central de Vagas.
Agilidade - Principal melhoria, a organização dos pacientes por ordem de entrada no banco de dados (dia e hora do agendamento da consulta) resultará em menor tempo de espera para ser atendido com um especialista ou realizar exame.
De acordo com a assessora técnica da Divisão de Informática da Sesap, Kelly Albino, todas as informações repassadas ao Cemas serão padronizadas pelo sistema. “Hoje, o serviço é feito de forma manual por atendentes nas unidades de Saúde, não obedecendo a critérios de preenchimento”, concluiu, afirmando que isso facilitará e agilizará o trabalho de atendentes.
De forma definitiva, o sistema deve começar a operar em 2010. Agora, vai ficar em teste para prever necessidades práticas e dificuldades para poder adaptá-lo antes de expandir para as outras unidades.
No mês que vem, especialidades com demanda livre é que serão integradas. Gradativamente, especialidades médicas e laboratoriais vão entrando no sistema. Na sequência haverá treinamento dos funcionários para se adaptarem à ferramenta.
Responsabilidade — Em dados levantados pela Sesap, foi apontado que o índice de faltas do Cemas é de aproximadamente 40%, mas ainda assim, consegue atender de oito a 10 mil pacientes ao mês. Com a distribuição automática, a divulgação do agendamento será feita em menor tempo, diminuindo o índice de absenteísmo (pessoas faltosas).
As unidades de saúde deverão confirmar ou negar o pedido no prazo de três dias. Negando, a vaga passará ao próximo da lista. Será obrigatório que o paciente assine um termo de responsabilidade afirmando que não aceitou a vaga. Se aceitar, o mesmo termo indicará que o paciente se compromete a comparecer no Cemas no dia e hora marcados pela Usafa.
Com o serviço, será criado um novo indicador de qualidade no atendimento de especialidades: o Índice de Espera para Atendimento (IEA). Quando a solicitação entrar no sistema, automaticamente inicia a medição da porcentagem de tempo que aguarda. Se acontecer do tempo na espera aproximar-se do máximo permitido pela Sesap, que será o IEA, alertas serão criados e, então, o paciente deverá ser atendido.
Indicadores — Para evitar que ocorram filas na porta do Centro de Especialidades, uma vez que o atendimento é feito por ordem de chegada, o paciente terá hora certa para ser atendido e deverá chegar ao Cemas apenas no horário de sua consulta. Com a ajuda de uma atendente do Cemas Humanizado, será encaminhado à sala do médico.
Os exames possuem código específico informatizado para cada especialidade, as coletas são etiquetadas e enviadas para análise, evitando erros na entrega.
Análise - Com os dados lançados no sistema será possível fazer relatórios com o número de encaminhamentos e especialidades atendidas em determinado período. Permitirá, ainda, analisar sobre o número de faltosos e em quais unidades, verificar a quantidade de urgência e emergência, por médico, e avaliar as necessidades regionais na busca por determinada especialidade.
Uma das responsáveis por essa implantação, a chefe da Seção da Tecnologia da Informação (TI) da Divisão de Informática da Sesap, Luciana Skibicki, explica que hoje as listas de espera não priorizam quem está mais tempo na fila.
“As Usafas com mais gente recebem mais vagas”, exemplificou. “Na listagem unificada, a ordem será cronológica: o paciente que pedir a consulta há mais tempo receberá atendimento primeiro”. Somente casos de urgências ou emergências é que poderão sofrer interferência da Central de Vagas.
Agilidade - Principal melhoria, a organização dos pacientes por ordem de entrada no banco de dados (dia e hora do agendamento da consulta) resultará em menor tempo de espera para ser atendido com um especialista ou realizar exame.
De acordo com a assessora técnica da Divisão de Informática da Sesap, Kelly Albino, todas as informações repassadas ao Cemas serão padronizadas pelo sistema. “Hoje, o serviço é feito de forma manual por atendentes nas unidades de Saúde, não obedecendo a critérios de preenchimento”, concluiu, afirmando que isso facilitará e agilizará o trabalho de atendentes.
De forma definitiva, o sistema deve começar a operar em 2010. Agora, vai ficar em teste para prever necessidades práticas e dificuldades para poder adaptá-lo antes de expandir para as outras unidades.
No mês que vem, especialidades com demanda livre é que serão integradas. Gradativamente, especialidades médicas e laboratoriais vão entrando no sistema. Na sequência haverá treinamento dos funcionários para se adaptarem à ferramenta.
Responsabilidade — Em dados levantados pela Sesap, foi apontado que o índice de faltas do Cemas é de aproximadamente 40%, mas ainda assim, consegue atender de oito a 10 mil pacientes ao mês. Com a distribuição automática, a divulgação do agendamento será feita em menor tempo, diminuindo o índice de absenteísmo (pessoas faltosas).
As unidades de saúde deverão confirmar ou negar o pedido no prazo de três dias. Negando, a vaga passará ao próximo da lista. Será obrigatório que o paciente assine um termo de responsabilidade afirmando que não aceitou a vaga. Se aceitar, o mesmo termo indicará que o paciente se compromete a comparecer no Cemas no dia e hora marcados pela Usafa.
Com o serviço, será criado um novo indicador de qualidade no atendimento de especialidades: o Índice de Espera para Atendimento (IEA). Quando a solicitação entrar no sistema, automaticamente inicia a medição da porcentagem de tempo que aguarda. Se acontecer do tempo na espera aproximar-se do máximo permitido pela Sesap, que será o IEA, alertas serão criados e, então, o paciente deverá ser atendido.
Indicadores — Para evitar que ocorram filas na porta do Centro de Especialidades, uma vez que o atendimento é feito por ordem de chegada, o paciente terá hora certa para ser atendido e deverá chegar ao Cemas apenas no horário de sua consulta. Com a ajuda de uma atendente do Cemas Humanizado, será encaminhado à sala do médico.
Os exames possuem código específico informatizado para cada especialidade, as coletas são etiquetadas e enviadas para análise, evitando erros na entrega.
Análise - Com os dados lançados no sistema será possível fazer relatórios com o número de encaminhamentos e especialidades atendidas em determinado período. Permitirá, ainda, analisar sobre o número de faltosos e em quais unidades, verificar a quantidade de urgência e emergência, por médico, e avaliar as necessidades regionais na busca por determinada especialidade.