Elaboração do Plano de Carreira entra na última etapa

Comissão se reunirá novamente no próximo dia 22

Por Paola Vieira | 9/10/2009

A elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais de Praia Grande está na reta final. Nesta quarta-feira (7) foi realizada a penúltima reunião de discussão do documento. O último encontro para aprovação da elaboração do plano está marcado para o próximo dia 22, a partir das 9 horas no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.

A confecção do plano de carreira começou em abril de 2008 com a posse dos funcionários que compõem a comissão. Os membros trabalharam durante meses na divisão em três grupos que classificam os cargos existentes em três funções: administrativa; operacional; e saúde, educação e assistência social, no enquadramento de cargos e salários das áreas e temas abordando a progressão vertical e horizontal.

“Chegamos ao final da elaboração do Plano de Carreira pela comissão. Na próxima fase será feito o estudo de impacto financeiro e verificação da constitucionalidade da proposta, se houver contrariedade à comissão se reunirá novamente. Porém, é importante ressaltar que a comissão não acaba. Ela continua com fóruns de debates”, explicou o secretário de Gestão de Pessoal, Getúlio de Matos.

Membro da comissão, o técnico de informática, Ricardo Koto Seixas ressalta a importância da elaboração do plano como forma de valorização do funcionário e incentivo ao crescimento profissional. “Tivemos bastante trabalho e atenção para elaborar este documento. Fizemos diversas reuniões de grupo, fora dos encontros oficiais e levamos serviço para casa. Tudo isso para um trabalho que deverá contemplar todas as categorias. Afinal, nossos esforços foram em prol do interesse de todos os servidores”.

Durante a reunião ainda foi aprovado o texto para confecção de uma cartilha ilustrada com explicações sobre o Plano de Carreira que deverá ser distribuída aos servidores.

Plano - O plano de carreira dos servidores de Praia Grande prevê duas formas de progressão: a horizontal, em que o funcionário alcançará na medida em que avança em tempo de serviço, dentro de alguns critérios; e a vertical, cuja evolução se dá à medida que o funcionário é mais bem preparado tecnicamente e a partir de concurso interno passa a desempenhar uma atribuição mais complexa, com um salário melhor.

Segundo o secretário, a idéia é de promover concurso interno, possibilitando evolução às pessoas que tiverem a qualificação. “Porém, a pessoa que fez concurso para área pode evoluir verticalmente nessa faixa operacional. As faixas não se cruzam. Quem fez concurso para a área administrativa não vai progredir na área operacional e nem na técnica, por exemplo. A partir dessas faixas não há limite de crescimento”.