Programas integrados melhoram serviços
Novo sistema, desenvolvido pela Seplan, agilizará atendimento no Cemas
Por Paola Vieira | 14/10/2009
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Trabalhando para oferecer qualidade e agilidade nos serviços públicos, a equipe da Divisão de Sistemas e Banco de Dados da Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan), desenvolve diversos programas. O mais recente é o módulo de agendamento de especialidades, que tem como objetivo distribuir as vagas do Centro Municipal de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) para reduzir o tempo de espera para atendimento.
O sistema, criado pelas analistas desenvolvedoras Luana Carminatti de Souza e Aline Molinari Xenofonte, sob coordenação do chefe de Departamento de Gestão Tecnológica, Leandro Sanches e o chefe da Divisão de Sistemas e Banco de Dados, Roberto Carlos de Oliveira, está em fase de testes para homologação. A partir da segunda quinzena de novembro será implantado na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Ribeirópolis.
A equipe criou um indicador de qualidade nos procedimentos médicos para diminuir o tempo de espera para atendimento com especialistas. O Índice de Espera para Atendimento (IEA) equivale à porcentagem de tempo que o paciente aguardou até a data atual em relação ao tempo máximo de permanência em lista de espera permitido pela gestão de saúde. Este indicador permite analisar se o atendimento está sendo realizado dentro do prazo preconizado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Se a resposta for negativa, possibilitará a adoção de medidas para que se cumpram as metas.
De acordo com a analista desenvolvedora Luana Carminatti de Souza o sistema obedecerá a ordem cronológica, priorizando casos de urgência e emergência que serão prescritos somente pelo médico identificado com carimbo e CRM. “Esse programa foi solicitado há um ano. Durante seis meses, fizemos análises, pesquisas, definições de regra até chegarmos a esse programa que prioriza o tempo de espera. Quanto menor o índice de espera, maior será a qualidade no atendimento e a agilidade no serviço de saúde”, explicou Luana.
O chefe do Departamento de Gestão Tecnológica, Leandro Sanches, ressalta que, antes, o atendimento no Cemas era por cota, ou seja, cada unidade de saúde tinha direito a um número determinado de agendamento. “Com esse sistema, todos irão para a fila de espera para atendimento mais rápido. Quem está mais tempo esperando terá prioridade e as longas esperas serão reduzidas”.
O chefe da Divisão de Sistemas e Banco de Dados, Roberto Carlos de Oliveira, disse que as desistências de consultas e exames, não comunicados, são comuns no Cemas, prejudicando o atendimento a outras pessoas. O novo programa, aliado ao trabalho de agentes comunitários de saúde, deverá reduzir esse problema “Com esse sistema, a partir do momento em que a vaga for disponibilizada para a unidade, o agente comunitário vai à residência e confirma o agendamento com assinatura do paciente. Se houver a desistência eles são comunicados e a informação é passada pelo sistema passando o próximo da fila para frente”.
Módulo Farmácia – Implantado em 2007, o Módulo Farmácia foi desenvolvido para permitir maior controle na aquisição, distribuição e controle de estoque de medicamentos, material de enfermagem e odontológico nas unidades de saúde do Município, além de agilizar o atendimento aos pacientes e combater os casos de evasão irregular de medicamentos.
Cadastro Social Único – Trata-se de um módulo independente dos sistemas, que armazena informações dos usuários, pessoas físicas, e serviços oferecidos pela Prefeitura de Praia Grande com o intuito de manter dados e evitar redundância, armazenando de forma eficaz as informações básicas necessárias para manter um cadastro fidedigno.
O sistema, criado pelas analistas desenvolvedoras Luana Carminatti de Souza e Aline Molinari Xenofonte, sob coordenação do chefe de Departamento de Gestão Tecnológica, Leandro Sanches e o chefe da Divisão de Sistemas e Banco de Dados, Roberto Carlos de Oliveira, está em fase de testes para homologação. A partir da segunda quinzena de novembro será implantado na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Ribeirópolis.
A equipe criou um indicador de qualidade nos procedimentos médicos para diminuir o tempo de espera para atendimento com especialistas. O Índice de Espera para Atendimento (IEA) equivale à porcentagem de tempo que o paciente aguardou até a data atual em relação ao tempo máximo de permanência em lista de espera permitido pela gestão de saúde. Este indicador permite analisar se o atendimento está sendo realizado dentro do prazo preconizado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Se a resposta for negativa, possibilitará a adoção de medidas para que se cumpram as metas.
De acordo com a analista desenvolvedora Luana Carminatti de Souza o sistema obedecerá a ordem cronológica, priorizando casos de urgência e emergência que serão prescritos somente pelo médico identificado com carimbo e CRM. “Esse programa foi solicitado há um ano. Durante seis meses, fizemos análises, pesquisas, definições de regra até chegarmos a esse programa que prioriza o tempo de espera. Quanto menor o índice de espera, maior será a qualidade no atendimento e a agilidade no serviço de saúde”, explicou Luana.
O chefe do Departamento de Gestão Tecnológica, Leandro Sanches, ressalta que, antes, o atendimento no Cemas era por cota, ou seja, cada unidade de saúde tinha direito a um número determinado de agendamento. “Com esse sistema, todos irão para a fila de espera para atendimento mais rápido. Quem está mais tempo esperando terá prioridade e as longas esperas serão reduzidas”.
O chefe da Divisão de Sistemas e Banco de Dados, Roberto Carlos de Oliveira, disse que as desistências de consultas e exames, não comunicados, são comuns no Cemas, prejudicando o atendimento a outras pessoas. O novo programa, aliado ao trabalho de agentes comunitários de saúde, deverá reduzir esse problema “Com esse sistema, a partir do momento em que a vaga for disponibilizada para a unidade, o agente comunitário vai à residência e confirma o agendamento com assinatura do paciente. Se houver a desistência eles são comunicados e a informação é passada pelo sistema passando o próximo da fila para frente”.
Módulo Farmácia – Implantado em 2007, o Módulo Farmácia foi desenvolvido para permitir maior controle na aquisição, distribuição e controle de estoque de medicamentos, material de enfermagem e odontológico nas unidades de saúde do Município, além de agilizar o atendimento aos pacientes e combater os casos de evasão irregular de medicamentos.
Cadastro Social Único – Trata-se de um módulo independente dos sistemas, que armazena informações dos usuários, pessoas físicas, e serviços oferecidos pela Prefeitura de Praia Grande com o intuito de manter dados e evitar redundância, armazenando de forma eficaz as informações básicas necessárias para manter um cadastro fidedigno.