Operação Bicicleta conscientiza ciclistas no Boqueirão

Orientação ocorrerá na Avenida Costa e Silva nesta sexta (23)

Por Christiane Disconsi | 22/10/2009

Agentes da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp) realizam nesta sexta-feira (23), ação para conscientização dos ciclistas. O ato, que dá continuidade à Operação Bicicleta, ocorrerá na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão. Durante a operação, condutores de bicicletas serão orientados sobre como trafegar em vias onde não há ciclovias e receberão folhetos informativos. Não haverá apreensões.

O trabalho ocorre das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A orientação será realizada na Avenida Costa e Silva, nos cruzamentos com a Alameda Metropolitana e Avenida Brasil. Também atuarão próximo à Rua Espírito Santo.

Durante esta quinta-feira (22), primeiro dia de operação, os agentes atuaram na Avenida Vicente de Carvalho, Bairro Ocian. Na ocasião, 700 ciclistas foram conscientizados. O maior problema naquela região foi com ciclistas que trafegavam na contramão. "A intenção é disciplinar o trânsito para evitar acidentes", ressaltou o chefe da Divisão de Orientação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Chaves. "No Boqueirão, acreditamos que o problema será com ciclistas trafegando na calçada".

Nos locais onde ocorre a blitz, é instalada faixa com a seguinte frase: Ciclista: transitar na contramão é infração sujeita à apreensão da bicicleta. Em maio último, 69 bicicletas de ciclistas que trafegavam na contramão ou pedalavam por cima das calçadas foram apreendidas na Operação Bicicleta. “Antes de realizarmos blitzes com apreensões, sempre há trabalho prévio de conscientização nos mesmos locais”, ressalta a chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito Elaine Fornazieri.

Ciclovias – Praia Grande conta com aproximadamente 68 km de ciclovias concluídas. Já há ciclovias nos seguintes locais: 22,17 quilômetros na Avenida Presidente Castelo Branco; 20 quilômetros nas marginais da Via Expressa Sul; 3,5 km na Avenida Marginal do Bairro Melvi; 4,6 km na Avenida dos Trabalhadores; 1,4 km na Rua Sérgio Gregório, Vila Sônia; 1,76 km na Avenida Ayrton Senna; 1,2 km na Avenida São Paulo; Avenida Marechal Mallet, 2 quilômetros, e ruas Coelho Neto e Graça Aranha, Bairro Solemar, ligação praia-Kennedy, 580 metros.

Além das unidades prontas, mais três unidades estão em obras. Uma segue paralela à Via Ecológica, no Bairro Canto do Forte, que no final terá 1,7 km de extensão. No local, já estão prontos 562 metros.

Outra ciclovia será na Avenida Presidente Kennedy, principal corredor comercial do Município. Até o momento, 7,5 km de extensão já foram concluídos, do total de 9 km, que terá no final das obras. A terceira via exclusiva para ciclistas fica na Avenida Roberto de Almeida Vinhas (trecho que vai do Bairro Mirim até o Caiçara). Atualmente, já estão concluídos 3,6 km da ciclovia, que terá 10,760 km de extensão, interligando Praia Grande com a cidade de Mongaguá.

Números - De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, em Praia Grande 92.573 pessoas possuem bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil use o veículo como principal meio de transporte.

Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu 20%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 204 no ano passado. A estatística revela ainda que acidentes de trânsito envolvendo ciclistas representam 10% do total.