Onda Verde tem início nesta quinta

Esquema visa evitar transtornos na chegada e retorno de turistas

Por Christiane Disconsi | 29/10/2009

Foto Indisponivel

De acordo com dados da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, até 330 mil veículos devem se dirigir à Baixada Santista neste final de semana prolongado em virtude do feriado de Finados (2 de Novembro). Para evitar transtornos na chegada e retorno dos turistas que visitarão Praia Grande, a Prefeitura coloca em funcionamento, nesta quinta-feira (29), às 16 horas, a operação Onda Verde. A intenção é favorecer a chegada dos visitantes. Como a Prefeitura de São Paulo também decretou ponto facultativo, na sexta-feira (30), em homenagem ao Dia do Funcionário Público, muitos turistas devem antecipar a viagem ao litoral.

A ação consiste na sincronização dos semáforos para que fiquem abertos por mais tempo, com o objetivo de eliminar congestionamentos. Para isto, os faróis da Avenida Ayrton Senna poderão ficar verdes por até 100 segundos. Agentes fiscalizarão o trânsito. O esquema se estende até que o volume de veículos na descida diminua.

Para o retorno, a operação entra em funcionamento a partir das 8 horas de segunda-feira (2). Os semáforos podem ficar verdes por até 200 segundos. A operação é realizada desde a saída de Praia Grande até o trecho inicial da Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente.

Outra ação será a faixa exclusiva para quem deseja sair de Praia Grande, com direção a Santos ou São Vicente. O trecho tem início na Avenida Ayrton Senna e segue até a entrada da Avenida Tupiniquins, em São Vicente. O acesso às cidades vizinhas deve ser feito pela Ponte Pênsil, que ficará exclusivamente aberta no sentido Praia Grande - São Vicente.

A Ponte Esmeraldo Tarquínio (Ponte do Mar Pequeno) também contará com faixa exclusiva para os ônibus intermunicipais, que não podem trafegar pela Ponte Pênsil.

A fiscalização de trânsito será realizada por agentes da Setransp, que atuarão no controle do tráfego nas ruas e orla da praia, além da organização do fluxo de veículos. A operação para o retorno continuará até que o movimento de veículos diminua. Além da Setransp, contribuem para a realização da operação Onda Verde a Polícia Rodoviária, Prefeitura de São Vicente e Ecovias.