Estão abertas seletivas de futebol amador

Garotos nascidos entre 1992 e 1995 são o foco da peneira

Por Fabricio Tinêo | 19/11/2009

De terças a sexta-feiras, das 14h30 às 17 horas, no Campo do Portinho (área de Lazer Ézio Dall’Acqua - com acesso no Portal da Cidade), a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) está realizando seletivas de futebol amador para atletas nascidos de 1992 a 1995. Os interessados devem levar chuteira, meião e shorts próprios.

A atual temporada foi vitoriosa para o futebol amador de Praia Grande. Campeão das fases regionais dos Jogos Abertos da Juventude (categoria sub-18), do Campeonato Estadual (sub-16) e do Torneio Internacional (adulto); sexto colocado nos Jogos Regionais (sub-21) e quadrifinalista da Copa São Paulo (sub-15), a modalidade vive o melhor momento na história municipal.

Final - De 10 a 20 de dezembro, em Tietê, a equipe masculina sub-16 de futebol amador de Praia Grande/União JC disputa a fase final do Campeonato do Estado torneio promovido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo. A equipe nasceu de parceria entra a Liga Municipal, presidida por Jaime Guimarães, e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Nas fases regional e sub-regional, Praia Grande venceu, de forma invicta e sem sofrer gols. Na sub-regional, Praia Grande venceu São Vicente, por 2 a 0 (gols de Caio Henrique e Gustavo Gianini), e Santos, por w.o. (ausência). Já na etapa regional, o time da Cidade derrotou Cajati, 1 a 0 (gol de Lucas Rezogui). Na decisão, no estádio Pagão, em Santos, a equipe praiagrandense venceu Mongaguá, 1 a 0 (gol de Caio Muller).

Atuaram pela Cidade, os goleiros Carlos Simões e Bruno Duarte; os laterais Fernando Gonçalves, Lucas Rezogui e Diego Claro; os zagueiros Vinícius Nunes, Gabriel Baiolini, Victor Figueiredo e Bruno Pereira; os volantes Gustavo Gianini, Sérgio Lima, Maike Fernandez e Leonardo Santos; os meias Matheus Silva, Rafael Mendes e Ricardo Carboni; os atacantes Caio Henrique, Renato Carboni e Caio Muller (capitão do time). Técnico: Júlio Alves. Auxiliar: Anderson Esquerdinha. Preparador Físico: Dore Edson Vecchi. Coordenador: Éber Luís da Costa.

Regras – O Campeonato Estadual de Futebol Amador envolve cidades da Baixada Santista, na primeira fase (sub-regional). Depois, vem a fase regional, na qual as disputas englobam municípios do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, mais os campeões da sub-regional. Por fim, chega-se à fase estadual, reunindo os melhores times de São Paulo. Podem participar instituições de ensino (municipal, estadual e particular), entidades religiosas, estabelecimentos comerciais (industrias e serviços) e clubes esportivos.

O evento tem três categorias: sub-12 (partidas de 20 minutos), sub-14 (25 minutos) e sub-16 (30 minutos). E leva o lema “Bom de escola, bom de bola”. Se o atleta tiver média inferior a dois na escola (conceito E), será suspenso por duas partidas. Se possui nota 3 a 4 (conceito D), fica impedido de jogar um confronto.