Obras do Acaraú marcam a urbanização da periferia

Canal que virou piscinão é o fim das enchentes e o início de nova vida para a região da Mirim

Por Antonio Cassimiro | 16/6/2003

A inauguração da penúltima etapa das obras de canalização do córrego Acaraú-Mirim, ocorrida na manhã do último sábado (dia 14), na Vila Mirim, marca o processo de desenvolvimento da região periférica de Praia Grande. A constatação é evidente, principalmente para a população local, que até bem pouco tempo convivia com mato, roedores e presença de insetos e animais peçonhentos - problemas que eram agravados com as constantes enchentes nos dias chuvosos.
O evento atraiu muitos moradores, além de políticos e líderes comunitários. O destaque do empreendimento é a técnica que transforma o canal em um piscinão. A obra foi realizada em 1.080 metros do canal e teve início em novembro do ano passado, quando foram entregues 400 metros. “A vantagem maior, além da largura e da profundidade, é o escoamento. Antes, a pouca vazão era provocada pelo afunilamento nas pontes improvisadas e pelo lixo jogado no canal. Aí, bastava uma pancada de chuva e os moradores já se viam com água à cintura”, comentou o prefeito Alberto Mourão.
O volume de obras na periferia foi abordado pelo prefeito como uma prioridade dessa Administração. “O crescimento populacional na periferia vem ocorrendo de forma vertiginosa. Estamos investindo maciçamente em pavimentação, moradias, escolas e unidades de saúde, mas precisamos e vamos fazer mais”, afirmou.
ÚLTIMA FASE - Além das placas de concreto (que são encaixadas em perfis metálicos), a Secretaria de Obras Públicas (Seop) também construiu duas pontes que suportam trânsito de veículos pesados e cinco resistentes passagens para pedestres. “A terceira e última etapa da canalização será concluída até o segundo semestre do ano que vem”, disse o secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Lopes. Segundo ele, para completar a obra restam somente 400 metros.
O custo da obra entregue foi de R$ 4 milhões, sendo que metade é bancada pelos cofres municipais e outros R$ 2 milhões são recursos do Governo Federal, autorizados em 2001, depois de várias gestões do prefeito Alberto Mourão junto ao Ministério da Integração Nacional.
Mourão aproveitou a solenidade de entrega da segunda fase de canalização do Acaraú para anunciar que já está em andamento o processo de negociação com os donos das áreas ocupadas do lado oposto à Rua do Canal, para que a região seja regularizada e também passe a receber efetivas melhorias da Prefeitura.