Agentes da Dengue - Aprovados em concurso

Por Ana Flávia Scarelli | 24/6/2003

Os 151 agentes da dengue aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Praia Grande iniciaram suas atividades nesta segunda-feira, dia 23. Divididos em duas turmas, os agentes estão recebendo aulas com instrutores da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias do Governo do Estado de São Paulo.
O curso acontece na antiga sede da Guarda Municipal, na rua Milton Daniels, principal via do Bairro Quietude.
O programa vai até sexta-feira, com dois dias de aulas teóricas, que abordam conhecimentos sobre o mosquito em todos os seus estágios de vida e sua reprodução e três dias de aulas práticas, nas quais os agentes sairão a campo, já treinando seu ofício.
Na próxima semana, a turma já estará divida em áreas e setores do Município, dando andamento à programação de prevenção e controle da doença que a Central de Controle da Dengue, da Sesap – Secretaria de Saúde Pública, vem desenvolvendo.
A Prefeitura de Praia Grande selecionou os agentes através de concurso público realizado em 31 de maio. Os candidatos habilitados foram contratados segundo necessidade de pessoal, condições técnicas de trabalho, disponibilidade orçamentária da Prefeitura e limites legais para tais despesas de acordo com o Processo Sucen nº 379/03, através do Convênio Sucen 02/03 celebrado entre o órgão e o Município de Praia Grande, obedecendo a ordem de classificação final.
A jornada de trabalho do agente da dengue é de 40 horas semanais, conforme escala estabelecida pela Sesap. O salário inicial é de R$ 363,63. Vistoria em terrenos baldios, logradouros públicos, residências e estabelecimentos comerciais e públicos visando a garantia da saúde da população, com relação aos aspectos sanitários e coleta de larva para análise junto ao Serviço Municipal de Inspeção e Vigilância epidemiológica, são algumas das atribuições do cargo.