Sesap promove palestra sobre epilepsia

Evento ocorre nesta quarta-feira (16), 10 horas, no auditório do Hospital Irmã Dulce

Por Pedro Sbravatti | 15/12/2009

Foto Indisponivel

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promove o Dia da Orientação aos Familiares e ao Portador de Epilepsia que ocorre nesta quarta-feira (16). A pasta promove palestra sobre tema no auditório do Hospital Irmã Dulce, a partir das 10 horas.

“A epilepsia trata-se de uma doença que não escolhe faixa etária, podendo atingir crianças ou idosos. Na rede municipal de saúde dispomos de todos os recursos necessários, profissionais e inclusive medicamentos para atender os usuários da melhor forma possível”, afirmou o médico do Centro de Especialidades Médica, Ambulatorial e Social (Cemas), João Luiz Cabral Junior.

Ainda de acordo com o profissional, medidas de conscientização da população como as palestras são fundamentais para sanar as dúvidas em torno do tema. “A epilepsia não tem cura, tem controle. O portador pode levar uma vida bem próxima do normal, controlando as crises”, explicou.

Entenda - Epilepsia é uma alteração na atividade elétrica do cérebro, temporária e reversível, que produz manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurovegetativas (disritmia cerebral paroxística). Para considerar como epilepsia, deve-se excluir a convulsão causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos, já que são classificadas diferentemente.

Existem várias causas para a epilepsia, pois muitos fatores podem lesar os neurônios (células nervosas) ou o modo como estes comunicam entre si. Os mais freqüentes são: traumatismos cranianos, provocando cicatrizes cerebrais; traumatismos de parto; certas drogas ou tóxicos; interrupção do fluxo sanguíneo cerebral causado por acidente vascular cerebral ou problemas cardiovasculares; doenças infecciosas ou tumores.