Casa do Idoso será inaugurada no dia 19

Local abrigará moradores do Lar São Francisco de Assis

Por Christiane Disconsi | 6/1/2010

Praia Grande terá um novo espaço para abrigar pessoas da terceira idade desamparadas. A Casa do Idoso, localizada na Rua 26, s/nº, Bairro Mirim (na lateral do AME), será inaugurada no aniversário da Cidade, dia 19 de janeiro, às 10 horas. O novo local abrigará os moradores do atual asilo público municipal, o Lar São Francisco de Assis. A casa tem estrutura ampla e moderna e trará mais comodidade aos idosos em espaço especialmente projetado.

O novo prédio tem 1.413 metros quadrados de área construída, dispostos em 20 quartos, todos com suíte e capacidade para quatro idosos, cada. A casa conta com área comum, com 250 metros quadrados, composta de sala de TV, refeitório, sala de jogos e um espaço ecumênico. O local conta com varandas amplas, salão de cabeleireiro para uso dos moradores e um bazar.

Para o atendimento dos idosos, há enfermaria e salas de atendimento psicológico e de assistente social. A Casa do Idoso também tem cozinha industrial, lavanderia, área de serviço, despensa e depósito. O local conta ainda com a área administrativa com salas da direção, de reuniões, recepção e espera.

O prédio foi especialmente projetado pela Coordenadoria de Projetos Especiais para atender os novos moradores. O local conta com corredores amplos, com 2 metros de largura, com barras e corrimãos, que também são encontradas nos banheiros, completamente adaptados. “Ao projetarmos a Casa do Idoso, levamos em conta toda a legislação relativa à acessibilidade e casas de repouso”, comenta o coordenador de projetos especiais, arquiteto Luis Fernando Félix de Paula. O layout do projeto ficou a cargo do arquiteto André Cappra.

Além do prédio, a Casa do Idoso deve ganhar nos próximos meses área de lazer em terreno anexo. A área tem 1.242 metros quadrados, e contará com três quiosques, churrasqueira, chafariz, bancos e espaço para manter animais, em viveiros e canis. “Pensamos neste local como um espaço para descanso ou prática de atividades. As varandas serão viradas para a futura área de lazer, para quando estiver pronta, tenham uma vista agradável de lá”, comenta o coordenador.

A secretária de Promoção Social e Trabalho (Sepros), Maria Del Carmen Padin Mourão, Maruca, destaca que o objetivo da mudança de local é a melhora da qualidade do atendimento aos idosos. “O novo espaço foi especialmente criado para que os idosos tenham conforto e principalmente autonomia”.

Maruca falou ainda sobre a política municipal de evitar o asilamento, com a Creche do Idoso, que funciona nas unidades do Conviver Guilhermina e Caiçara. “O Lar é apenas para quem não tem família ou, para pessoas muito carentes. Na creche eles recebem todo o atendimento durante o dia e à noite, voltam para suas casas. O idoso não pode perder o convívio com a família, por isso criamos este projeto”.

Para o diretor do Lar São Francisco de Assis, Silvio de Lima, o novo lar terá perfil mais adequado. “Funcionará ainda como um mini-hospital. Vai ser muito bom para os idosos e também para está trabalhando com eles”.

O Lar São Francisco de Assis atende atualmente 65 idosos. Interessados podem visitar das 13 às 17 horas na Rua Omar Antonielli, 1.219, Bairro Mirim. Informações pelo telefone 3494-2694.

Futuridade - O Índice Futuridade, avaliação estadual, que colocou Praia Grande em primeiro lugar (entre os municípios com mais de 200 mil habitantes) em projetos voltados a qualidade de vida dos idosos, levou em consideração três itens primordiais: saúde, proteção social e oferta de atividades para este público. Ao todo, 10,5% dos 243.333 habitantes de Praia Grande são maiores de 60 anos.

Para compor o índice, o Governo do Estado avaliou todos os municípios paulistas por índices de mortalidade precoce entre os idosos, ou seja, entre pessoas de 60 a 69 anos; existência de ações de proteção social básica e especial, realizadas em benefício de idosos; além da oferta de atividades e programas de cultura, esporte e turismo realizados para a população idosa.

O resultado coloca o Município à frente das demais cidades da Baixada Santista. No ranking geral, com 66,7 pontos, considerando todos os 645 municípios, Praia Grande está classificada na 29ª posição.