Turistas de Presidente Alves vão à praia pela primeira vez

Programa PG ao Vivo oferece passeios na Cidade para moradores do Interior

Por Mauricio Eirós | 8/1/2010

Foto Indisponivel

Um grupo de 100 moradores da cidade paulista de Presidente Alves conhece esta semana as belezas de Praia Grande através do programa PG ao Vivo, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Subsecretaria de Gestão Administrativa. Os turistas são em sua maioria jovens entre 14 e 17 anos e vários deles visitam a Cidade pela primeira vez.

O grupo está hospedado em uma escola municipal, e realizou um passeio monitorado por Praia Grande, passando por pontos turísticos e pelo principal cartão postal do Município: os 22,5 quilômetros de praias.

“Conhecer o mar foi maravilhoso. A onda batendo contra o nosso corpo é uma sensação incrível e foi muito bom ter essa oportunidade de conhecer Praia Grande e a praia, que até então não tinha visto pessoalmente. O programa PG ao Vivo me proporcionou essa chance e achei muito legal. Sou deficiente físico, e mesmo assim estou curtindo muito o passeio, sem limitações”, disse o estudante Luiz Eduardo Botelho de Goís.

“Ter essa chance de ver de perto o mar e acompanhada do meu filho é muito bom. É algo que não acreditava poder realizar tão cedo”, disse Ednéia Aparecida Botelho de Goís, mãe de Luiz Eduardo.

Presidente Alves possui cerca de 4 mil habitantes e está localizada na região de Bauru. Praia Grande fica a cerca de 440 quilômetros de distância da cidade do Interior.

PG ao Vivo - Até o final de janeiro, o programa recebe cerca de 1.200 visitantes de 21 cidades. A iniciativa pioneira da Prefeitura proporciona férias a turistas de diversos municípios, com alojamento e passeios gratuitos, acompanhados por guias especializados. Desde que foi implantado, em 2005, o programa já recepcionou mais de 8 mil turistas.

As caravanas que visitam a Cidade ao longo deste mês são compostas por pessoas de diversas idades, que permanecerão no Município por seis dias. “Através desse programa, muitas pessoas têm a oportunidade de ver o mar pela primeira vez. Alguns chegam a chorar de emoção quando pisam na areia”, comenta o subsecretário de gestão administrativa da Secretaria de Educação, Roberto Andrade e Silva.

“Muitos que conhecem Praia Grande por meio do programa voltam com suas famílias e recomendam o passeio aos amigos. Já houve visitantes que, posteriormente, chegaram a comprar casa aqui. Isso demonstra o sucesso do projeto”.

Segundo ele, todos saem ganhando com essa iniciativa. “Os moradores do interior têm a oportunidade de visitar Praia Grande quase sem custos, o comércio local ganha mais movimento e a imagem da Cidade é divulgada no interior de forma positiva, atraindo novos turistas posteriormente”, destaca.

O programa tem a participação de estagiários do curso de Turismo da Faculdade do Litoral Sul Paulista (Fals), capacitados para orientar os visitantes. Para manter a qualidade do projeto, há um trabalho conjunto de diversas secretarias e subsecretarias do Município, incluindo Educação, Saúde, Turismo, Trânsito e Guarda Civil Municipal.

As cidades que participarão do PG ao Vivo 2009 são as seguintes: Porto Ferreira, Franca, São Joaquim da Barra, Ondas Verdes, General Salgado, São João de Iracema, Brejo Alegre, Bastos, Boracéia, Presidente Alves, São Sebastião da Grama, Panorama, Pirapozinho, Herculândia, Santo Antonio de Aracanguá, Nova Castilho, Santópolis de Aguapeí, Turiúba, Lupércio, Coroados e Irapuru.