Grupo de Pirapozinho conhece o mar pela primeira vez

Moradores da cidade do interior de São Paulo se encantam com Praia Grande

Por Mauricio Eirós | 13/1/2010

Foto Indisponivel

Um grupo de 18 moradores da cidade paulista de Pirapozinho (região de Presidente Prudente) conheceram esta semana o mar pela primeira vez. Eles participam do projeto PG ao Vivo, desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc). Ao longo deste mês, turistas de 21 cidades do interior do Estado visitarão o Município. E muitos chegam pela primeira vez, como o caso de Sebastiana Caetano Vieira, de 65 anos, que tem 27 netos e 5 bisnetos.

Ela trabalhava na agricultura e conta que sempre sonhou em ver o mar. “Estou ansiosa para ver a praia, afinal será a primeira vez. E para isso trouxe óculos de sol, chapéu, bronzeador. Quero me divertir na areia e aproveitar esse mar maravilhoso que Deus nos deu e que antes só via pela televisão e dizia para mim mesma: ‘um dia eu piso aí’ e vou pisar agora”, disse Sebastiana, momentos antes de ir para a praia.

Ao pisar na areia, a aposentada disse ser uma emoção muito grande e vislumbrava o mar como uma criança que acabou de ganhar seu brinquedo favorito.

Assim como Sebastiana, a também aposentada Josefa dos Santos também estava emocionada em ver o mar pela primeira vez. “Estou muito emocionada com esse momento. Estou aqui porque uma amiga minha me deixou vir no lugar dela”, afirmou ela, entre lágrimas, indo em direção ao mar para tirar uma dúvida. “E a água é salgada mesmo, eu provei”, disse Josefa, após seu primeiro mergulho na praia.

O grupo de Pirapozinho tem 43 pessoas no total e está hospedado em uma escola municipal de Praia Grande até sábado, dia 16. Até o final do mês, o PG ao Vivo receberá cerca de 1.200 visitantes.

A iniciativa da Prefeitura proporciona férias a turistas de diversos municípios, com alojamento e passeios gratuitos, acompanhados por guias especializados. Desde que foi implantado, em 2005, o programa já recepcionou mais de 8 mil turistas.

As caravanas que visitam a Cidade ao longo deste mês são compostas por pessoas de diversas idades, que permanecem por seis dias. “Através desse programa, muitas pessoas têm a oportunidade de ver o mar pela primeira vez. Alguns chegam a chorar de emoção quando pisam na areia”, disse o subsecretário de gestão administrativa da Seduc, Roberto Andrade e Silva, o Betinho.

Ele afirma que muitos que conhecem Praia Grande por meio do programa voltam com suas famílias e recomendam o passeio aos amigos. “Já houve visitantes que, posteriormente, chegaram a comprar casa aqui. Isso demonstra o sucesso do projeto”.

Segundo Betinho, todos saem ganhando com essa iniciativa. “Os moradores do interior têm a oportunidade de visitar Praia Grande quase sem custos, o comércio local ganha mais movimento e a imagem da Cidade é divulgada no interior de forma positiva, atraindo novos turistas posteriormente”, destaca.

As cidades que participarão do PG ao Vivo 2010 são as seguintes: Porto Ferreira, Franca, São Joaquim da Barra, Ondas Verdes, General Salgado, São João de Iracema, Brejo Alegre, Bastos, Boracéia, Presidente Alves, São Sebastião da Grama, Panorama, Pirapozinho, Herculândia, Santo Antonio de Aracanguá, Nova Castilho, Santópolis de Aguapeí, Turiúba, Lupércio, Coroados e Irapuru.