Prefeitura auxilia resgate de vítimas da enchente

Cerca de 70 pessoas ficaram desabrigadas no Município

Por Daniel Elias | 18/2/2010

As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista, nesta quarta-feira (17), deixaram 26 pessoas, dos bairros Caiçara e Ribeirópolis, desabrigadas em Praia Grande. No Samambaia, cerca de 20 famílias foram resgatadas na Rua Jairo de Camargo Martins e arredores, na manhã desta quinta-feira (18). Nos dois casos, a Defesa Civil auxiliou com a retirada de moradores. A Administração Municipal pede o apoio da população para que doem mantimentos e móveis.

O trabalho da Defesa Civil teve início na noite de quarta-feira, quando fizeram o resgate das cinco famílias que viviam nos bairros Caiçara e Ribeirópolis. O grupo foi levado para o abrigo Municipal, montado na E.M. José Crego Painceira. No local ficaram alojadas 26 pessoas, sendo 9 crianças e 17 adultos.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Karam, nesta quinta-feira todas as famílias tinham retornado para suas casas. “Pela manhã os moradores foram ver a situação de suas residências. Com o término das chuvas, os locais não estão mais alagados. Agora, infelizmente, eles farão à limpeza das residências”, afirmou.

Samambaia – Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil atendeu o chamado de moradores do Bairro Samambaia. Isso porque, as fortes chuvas fizeram com que o rio alagasse a Rua Jairo de Camargo Martins e demais vias nos arredores. Neste caso, cerca de 20 famílias resgatadas. A maioria ficará em casas de amigos ou familiares, já as que precisarem serão encaminhadas para a E.M. João Batista Resine Alves, no Bairro Esmeralda.

Solidariedade – De acordo com a subsecretária de Assistência Social da Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), Nanci Solano Tavares de Almeida, a pasta municipal fez a doação de roupas e cestas básicas. “Pedimos a colaboração dos moradores e servidores públicos para que façam doações, principalmente de móveis. Pois essas famílias perderam tudo por causa das chuvas”.

Impasse – O motivo que causou o alagamento das ruas no Bairro Caiçara foi o assoreamento de um canal, localizado na margem da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A área é de propriedade da Ferrovia Bandeirante (Ferroban), já que passa a linha férrea existente no Município. Por várias vezes, desde 2003, a Prefeitura se propôs a realizar a manutenção do local, sendo impedida pela empresa.

Mesmo contrariando a determinação da concessionária, a Prefeitura, mediante os problemas causados pelas chuvas, na manhã desta quinta-feira enviou duas máquinas retroescavadeiras para fazer a limpeza do trecho do canal e seu entorno.