Sesurb reforma praças no Bairro Guilhermina

Os serviços incluem reparos nos canteiros, floreiras, pisos e pintura em geral

3/3/2010

Por Jaqueline Marcos

A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está realizando a reforma das Praças Padre José de Anchieta e Ceferino Gonzáles Vegas (Praça das Bandeiras), ambas no Bairro Guilhermina. Os serviços incluem reparos nos canteiros, floreiras, nos pisos e pintura. A conclusão está prevista para o final desta semana.

A praça Padre José de Anchieta está passando por reforma nos bancos, além de manutenção na estátua em homenagem ao presbítero. “A base do monumento cedeu parcialmente e precisou ser refeita. Estamos trocando também o piso copacabana danificado”, explicou a chefe de Departamento de Manutenção de Serviços Públicos, Soraia Milan. Em fase de finalização, a Praça Ceferino Gonzáles Vegas passou reformas nos canteiros e floreiras e pintura em geral.

A Praça Ceferino Gonzáles Vega, popularmente conhecida como Praça das Bandeiras, fica entre a Avenida Guilhermina e Rua Embaré, a duas quadras da orla. A área central tem quatro bandeiras: do Brasil, do Estado de São Paulo, de Praia Grande e outra em comemoração aos 500 anos de descobrimento do país. Em outro ponto estão as demais 26 bandeiras dos estados. As fontes, espelhos d’água e flores completam a composição.

Melhorias – A Sesurb finalizou na última semana os serviços de manutenção na Praça Lions (Praça do Barco). O local recebeu pintura no portal ornamental e no monumento do barco, troca dos jatos de água do chafariz e limpeza.

Em razão do barco pesqueiro de madeira sobre um espelho d’água, muita gente refere-se à Praça Lions como a Praça do Barco. O nome oficial homenageia o primeiro clube desta entidade em Praia Grande. A embarcação é uma referência à atividade pesqueira na Cidade. No local há um portal em alvenaria, de estilo mouro, que dá acesso ao barco e a um chafariz. Pintado de branco, vermelho e azul, a embarcação recebeu o nome de Praia Grande. Em seu entorno há um jardim com palmeiras trazidas das Ilhas Canárias e coqueiros, além de vasos de barro.