Câmeras flagram acidente com caminhão desgovernado

O serviço funciona 24 horas por dia, no Paço Municipal

Por Paola Vieira | 15/3/2010

Foto Indisponivel

A Central de Vídeo Monitoramento de Praia Grande flagrou um acidente envolvendo um caminhão desgovernado que bateu em dois veículos de passeio e quase atropela um policial rodoviário, por volta das 13 horas do último domingo (14) na Avenida Ayrton Senna da Silva, na entrada do Município, em local devidamente sinalizado. Os guardas da Central de Monitoramento acompanharam o trajeto do caminhão atentos para possíveis vítimas. Não houve feridos.

De acordo com o inspetor de vídeo monitoramento, Alexandre Nascimento, próximo ao local do acidente existe uma câmera tipo domo, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros, instalada pela Prefeitura. “Quando ocorre esse tipo de acidente, imediatamente a Central de Vídeo Monitoramento aciona a ambulância, Polícia Militar e a Secretaria de Trânsito e Transportes para desviar o fluxo. Por isso esse trabalho é tão importante. Ele ajuda na prevenção de crimes e apoio em acidentes como este”.

Câmeras – Praia Grande conta com 1.530 câmeras, sendo 73 do tipo “domo”, distribuídas em diversos pontos do Município. Guardas Civis Municipais são responsáveis pelo trabalho na Central de Monitoramento, são eles que detectam situações suspeitas e contatam a polícia militar ou enviam viaturas da própria Guarda Civil Municipal (GCM). São realizadas manutenções diárias e instalações de câmeras nas ruas, praças, orla da praia, principais centros comerciais e escolas públicas.

O serviço funciona 24 horas por dia no Paço Municipal, sendo que o sistema, pioneiro na região, foi implantado em dezembro de 2002. O monitoramento da orla se estende do Canto do Forte ao Bairro Mirim.