Procon PG registra 2.055 reclamações em 2009
A demanda, no ano passado, aumentou 19% em relação a 2008; setor de telefonia lidera ranking
Por Monica Silva Batista | 16/3/2010
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No ano passado, o Procon Praia Grande registrou 2.055 reclamações. A demanda teve um acréscimo de aproximadamente 19% em comparação a 2008, período em que foram abertos 1.728 processos. No ranking das 10 empresas que foram alvo de reclamação, seis atuam em serviços de telefonia fixa e móvel. A lista engloba também estabelecimentos de produtos de informática (1), seguros (1), financeira (1) e loja de departamentos (1). Este ano, o órgão municipal vem atendendo, em média, 150 consumidores por dia.
O coordenador do Procon Praia Grande, Maurício de Lima, destaca que o consumidor deve realizar pesquisa de preços e sempre que possível guardar anúncios publicitários, exigir nota ou cupom fiscal, certificado de garantia preenchido por funcionário da loja, observar a data de validade do produto, se a embalagem está lacrada e seguir as instruções do fabricante. “Os documentos e informações corretas são importantes para fundamentar a reclamação. De modo geral, conseguimos solucionar mais de 90% dos problemas. Quando não é possível, o consumidor poderá acionar o Juizado Especial de Pequenas Causas”, disse.
Lima alerta que, antes de fazer compras pela internet, telefone ou correio, é importante obter o máximo de informações sobre o fornecedor, formas de pagamento, prazo de entrega e garantia. “O consumidor tem o prazo de sete dias para cancelar a compra, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se pedido for feito por telefone, o comprador deve anotar o número de protocolo, data e horário. Pela Internet, deve – se imprimir o formulário de compra e, via correio, é recomendável fazer cópia do cupom preenchido e guardar a revista, jornal ou o impresso utilizado pela empresa para oferecer bens ou serviços”, explica.
Serviço - O Procon Praia Grande fica na Rua Jaú, 880, Bairro Boqueirão. O atendimento ocorre de segunda a sexta – feira, das 9 às 17h. Informações podem ser solicitadas através dos telefones 3473-6810 ou 3473-6251. E-mail: proconpraiagrande@yahoo.com.br. O Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078) está disponível no site www.idec.org.br.
O coordenador do Procon Praia Grande, Maurício de Lima, destaca que o consumidor deve realizar pesquisa de preços e sempre que possível guardar anúncios publicitários, exigir nota ou cupom fiscal, certificado de garantia preenchido por funcionário da loja, observar a data de validade do produto, se a embalagem está lacrada e seguir as instruções do fabricante. “Os documentos e informações corretas são importantes para fundamentar a reclamação. De modo geral, conseguimos solucionar mais de 90% dos problemas. Quando não é possível, o consumidor poderá acionar o Juizado Especial de Pequenas Causas”, disse.
Lima alerta que, antes de fazer compras pela internet, telefone ou correio, é importante obter o máximo de informações sobre o fornecedor, formas de pagamento, prazo de entrega e garantia. “O consumidor tem o prazo de sete dias para cancelar a compra, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se pedido for feito por telefone, o comprador deve anotar o número de protocolo, data e horário. Pela Internet, deve – se imprimir o formulário de compra e, via correio, é recomendável fazer cópia do cupom preenchido e guardar a revista, jornal ou o impresso utilizado pela empresa para oferecer bens ou serviços”, explica.
Serviço - O Procon Praia Grande fica na Rua Jaú, 880, Bairro Boqueirão. O atendimento ocorre de segunda a sexta – feira, das 9 às 17h. Informações podem ser solicitadas através dos telefones 3473-6810 ou 3473-6251. E-mail: proconpraiagrande@yahoo.com.br. O Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078) está disponível no site www.idec.org.br.