Nakagima está entre os melhores surfistas do continente

Atleta de Praia Grande destaca-se no ranking sul-americano

Por Fabricio Tinêo | 18/3/2010

O surfista de Praia Grande Flávio Nakagima de Oliveira, 22 anos (Maresia/KYW/Bullys Acessórios/Gol Esporte/ Pranchas WS), está entre os melhores da América do Sul. Em recente ranking divulgado pela Associação de Surf Profissional (ASP South América), ele aparece como 16º principal atleta do continente. Outro brasileiro, Alejo Muniz (Santa Catarina), lidera a classificação.

“Tenho treinado forte e quero ser campeão paulista, garantindo classificação direta para o Brasil Surf Pro 2011, antigo SuperSurf, principalmente, por que o vencedor do certame estadual está automaticamente qualificado para o brasileirão. Estou bastante focado e com objetivo definido na cabeça”, afirmou Nakagima.

Em 2009, o surfista local ficou na terceira colocação da primeira etapa do tradicional Maresia Paulista Pro. Também disputou etapas da segunda divisão mundial (World Qualifying Series – WQS), chegando a fase oitavas-de-final na Bahia. Nakagima conta com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

História - Nakagima é paulistano de nascimento, mas mora no Bairro Guilhermina há mais de uma década. Aos 11 anos começou a surfar. Aos 15 resolveu levar o esporte a sério e iniciou a disputa de campeonatos municipais ao lado do treinador de competição de Praia Grande, Willian Diegues, que o acompanha até hoje.

Filho de Flávio de Oliveira e Maria Irene, ambos com 42 anos, e irmão de Dafiny Oliveira, 22, Nakagima levantou os títulos dos torneios municipais de Praia Grande, Santos, Peruíbe, Itanháem e Mongaguá. Em 2005, garantiu os vice-campeonatos paulista e brasileiro. No mesmo ano, no Peru, ficou com a terceira colocação no Pan-Americano. Profissionalizou-se aos 18 anos. Na nova categoria, sagrou-se campeão da segunda etapa do Campeonato Carioca de 2007 e por duas vezes ficou na 17ª colocação da etapa nacional do WQS. Em 2006, em Ubatuba, quando foi considerado atleta revelação da disputa e, em 2008, no Guarujá.

Início – A escolinha de surfe de Praia Grande, que faz parte do programa SuperEscola, revelou talentos como os profissionais Flávio Nakagima, Bruno Moreira e Ricardo Ferreira. Atualmente, mais de 200 iniciantes, meninos e meninas, surfam diariamente. Existem dois pólos: no Bairro Canto do Forte, com os professores Alessandra Santana e Márcio Eli, e no Bairro Ocian com os professores Mauro Santos e Tatiana Bittencourt. Já a equipe de competição da Cidade tem como comandantes Willian Diegues e Marcus Carvalho.