Confecção de colar marca Dia do Índio no PIC Melvi
Mais de 60 crianças aprenderam sobre as mais de 100 etnias existente no País
Por Daniel Elias | 22/4/2010

Ensinar um pouco dos costumes das mais de 100 etnias indígenas que ainda existem no País. Esse foi o tema das atividades realizadas pelo projeto “Mãos a Obra Artes Visuais”, desenvolvido na unidade do Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi, que teve como ponto alto a oficina “Somos Todos Iguais”. Durante a aula, que ocorreu na última terça-feira (20), mais de 60 crianças, com idade de 7 a 12 anos, aprenderam a confeccionar um colar feito de barbante e lacre de refrigerantes (que substituiu os dentes de animais, comumente utilizados pelos indígenas) em comemoração ao Dia do Índio.
“A oficina vem homenagear os indígenas brasileiros, através do trabalho que tem sido desenvolvido dentro do projeto ‘Mãos a Obra’, em que os alunos aprendem com a vivência não só pela leitura, mas com a experiência que eles têm com a arte”, enfatizou a professora Heliane Lima. “Para fazer as atividades, os alunos assistiram a um documentário, além de ouvir algumas músicas, que serviram como base para que eles fizessem à confecção de grafismos e outros trabalhos”.
De acordo com a professora, a oficina teve como objetivo também ensinar aos menores trabalharem de forma coletiva. “Os indígenas nunca fazem qualquer atividade sozinhos. Sempre são ações realizadas em conjunto, onde cada um fica responsável por uma tarefa que, no fim, trará um resultado ao coletivo. E por isso, aqui na oficina, um aluno fará um colar e oferecerá ao colega que o ajudou a confeccioná-lo”, explicou Heliane.
Durante as atividades relacionadas ao Dia do Índio, outra questão discutida pelas professoras com os alunos foi a reutilização de materiais para confecção de outros produtos. “Por exemplo, para fazer o colar os estudantes utilizaram barbante e lacre de latinhas. Essa é uma prática adotada pela população indígena e nós usamos dessa premissa em outros trabalhos desenvolvidos nas aulas”, destacou a professora.
No último dia 20, além da oficina “Somos Todos Iguais”, as professoras fizeram a exposição dos trabalhos realizados em aula. Dentre as atividades está a pintura observando o grafismo indígena, usando como suporte papéis de reutilização e ainda confeccionando instrumentos musicais similares aos instrumentos indígenas, como o pau de chuva e o chocalho (maraka), com o emprego de objetos como cones de linha e tubos de papéis, entre outros recursos.
Nas atividades de terça-feira, dentre os participantes, além dos alunos do projeto “Mãos a Obra Artes Visuais”, estavam presentes crianças de outras atividades desenvolvidas no PIC Melvi e do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) Melvi. Para realizar a oficina, Heliane Lima teve a participação da colega de profissão Marlene Bouny.
“A oficina vem homenagear os indígenas brasileiros, através do trabalho que tem sido desenvolvido dentro do projeto ‘Mãos a Obra’, em que os alunos aprendem com a vivência não só pela leitura, mas com a experiência que eles têm com a arte”, enfatizou a professora Heliane Lima. “Para fazer as atividades, os alunos assistiram a um documentário, além de ouvir algumas músicas, que serviram como base para que eles fizessem à confecção de grafismos e outros trabalhos”.
De acordo com a professora, a oficina teve como objetivo também ensinar aos menores trabalharem de forma coletiva. “Os indígenas nunca fazem qualquer atividade sozinhos. Sempre são ações realizadas em conjunto, onde cada um fica responsável por uma tarefa que, no fim, trará um resultado ao coletivo. E por isso, aqui na oficina, um aluno fará um colar e oferecerá ao colega que o ajudou a confeccioná-lo”, explicou Heliane.
Durante as atividades relacionadas ao Dia do Índio, outra questão discutida pelas professoras com os alunos foi a reutilização de materiais para confecção de outros produtos. “Por exemplo, para fazer o colar os estudantes utilizaram barbante e lacre de latinhas. Essa é uma prática adotada pela população indígena e nós usamos dessa premissa em outros trabalhos desenvolvidos nas aulas”, destacou a professora.
No último dia 20, além da oficina “Somos Todos Iguais”, as professoras fizeram a exposição dos trabalhos realizados em aula. Dentre as atividades está a pintura observando o grafismo indígena, usando como suporte papéis de reutilização e ainda confeccionando instrumentos musicais similares aos instrumentos indígenas, como o pau de chuva e o chocalho (maraka), com o emprego de objetos como cones de linha e tubos de papéis, entre outros recursos.
Nas atividades de terça-feira, dentre os participantes, além dos alunos do projeto “Mãos a Obra Artes Visuais”, estavam presentes crianças de outras atividades desenvolvidas no PIC Melvi e do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) Melvi. Para realizar a oficina, Heliane Lima teve a participação da colega de profissão Marlene Bouny.