Força-tarefa continua operação e apreende peças de veículos seminovos

Por Tatiana Giulietti | 18/7/2003

Foto Indisponivel

A Operação Força-Tarefa continua atuando em vários bairros da Cidade para coibir o comércio irregular e suspeito na Cidade. Na semana passada, a união de órgãos públicos apreendeu dezenas de peças de veículos seminovos, desmontados, suspeitos de serem objeto de furto. A ação visa prevenir o crime de receptação desse material.
Durante a operação conjunta da semana passada, que contou com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Praia Grande (Sefin), o Bairro Trevo foi o local averiguado. Foram fiscalizadas também as oficinas mecânicas e comércio de auto-peças. A Polícia Civil instaurou inquéritos policiais e recolheu o material apreendido para investigar a procedência.
Os fiscais da Sefin lacraram quatro estabelecimentos comerciais, por estarem exercendo suas atividades sem alvará de localização e funcionamento. Duas outras notificações foram feitas para a regularização da atividade junto à Prefeitura. Segundo o major Alaor Gasparotto, a Força-Tarefa continuará atuando em outros bairros da Cidade, até que os mesmos estabelecimentos funcionem de acordo com as leis.
GUARDAS DE RUA – As polícias Civil e Militar, o Ministério Público e a Prefeitura passarão a supervisionar a atividade dos chamados guardas de rua. A partir desta semana, membros da Força-Tarefa entregarão comunicados a esses agentes de segurança comunitária, para que os mesmos procurem as delegacias de Polícia e a Prefeitura para regularizarem o exercício da atividade.
Conforme a lei nº 11.275, de dezembro de 2002, os requisitos mínimos para esta atividade profissional autônoma são os seguintes: ser brasileiro, maior de 21 anos, alfabetizado, comprovar domicílio, passar por exame psicotécnico (realizado em clínica especializada e credenciada pelo Departamento de Registros Diversos da Polícia Civil), estar quite com o serviço militar, não ter antecedentes criminais e possuir comprovante de inscrição de autônomo na Prefeitura Municipal e no INSS. Os autônomos deverão ainda solicitar os registros em requerimento para a Secretaria de Segurança Pública, através da Divisão de Registros Diversos (DRD), do Departamento de Identificação e Registros Diversos (DIRD).