Bicho preguiça será devolvido ao seu habitat

Animal foi resgatado pela Guarda Civil Ambiental de PG

Por Paola Vieira | 26/5/2010

Com quase 4 quilos, cerca de 7 anos de idade e 52 centímetros, um bicho preguiça será devolvido para seu habitat natural, no Morro Xixová, na sexta-feira (28), às 15 horas. O animal foi resgatado por Guardas Civis Ambientais de Praia Grande, em um galpão em obras próximo ao morro, após ligação de funcionários, e encaminhado à na ONG Maracajá, no Parque Ecológico Voturuá, em São Vicente.

O Guarda Civil Ambiental Fabio Rogério Marques explica que o resgate ocorreu há aproximadamente 20 dias. “Recebemos uma ligação dos próprios funcionários da obra, que informaram sobre a permanência do animal. Fomos ao galpão, resgatamos o bicho preguiça e levamos ao antigo Horto Municipal em São Vicente para tratamento adequado”.

Segundo a médica veterinária do parque e da ONG, Sandra Peres, o animal de nome cientifico Bradypus Variegatus passou por procedimento de atendimento que inclui exames biométricos, de sangue e de pelagem, que não acusaram nenhum problema de saúde e ainda servirá de material de estudo. “Ele tem aumento de volume no olho esquerdo, isso é de nascença. Deixamos ele em observação durante esses dias, mas não é nada que o atrapalhe. A saúde dele está ótima, por isso ele retornará para seu local de origem. Mas o levaremos para o mais distante possível da circulação humana”.

O bicho preguiça recebeu um microchip do tamanho de um grão de arroz para identificação. “O objeto foi colocado embaixo da pele dele e servirá para identificá-lo, caso ele retorne assim temos uma identificação dinâmica da espécie. Não existe um estudo sobre o tamanho da população deste animal e é importante termos esse conhecimento”, ressalta a veterinária.

Quem presenciar algum tipo de irregularidade ambiental como invasão de área, criação de espécies silvestres ou até encontrar algum animal deste tipo, pode entrar em contato com a Guarda Civil Ambiental, através do telefone 199.

Guarda Ambiental - O grupamento responde a Subsecretaria de Assuntos de Segurança (SubSeg), que trabalha em parceria com a Secratarias de Habitação e Meio Ambiente (Sehma) e está segmentado em Guarda Ambiental (com 11 homens) e Guarda Costeira (7 membros).

A guarda ainda conta com dois veículos adaptados exclusivamente para função. O modelo caminhonete Ranger cabine dupla tem tração 4x4 nas rodas, guincho dianteiro e sistema de saída de ar na parte superior do veículo, junto ao teto, na frente do carro, que permite que ele se locomova locais com grande acúmulo de água, como mangues e rios.