Passeio de barco pelo manguezal conscientiza comunidade

Atividade fez parte da programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Por Priscila Sellis | 8/6/2010

A Semana do Meio Ambiente começou a ser comemorada em Praia Grande segunda-feira (7), com diversas atividades promovidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc). Uma das ações foi o passeio de barco pelo Mar Pequeno junto ao Manguezal. A atividade visou conscientizar os participantes da importância desse ecossistema e realizar a retirada de lixo do local. Participaram do passeio alguns integrantes do programa Conviver (voltado para a terceira idade), adolescentes do Pró-jovem, crianças da Legião da Boa Vontade e alunos especiais da rede municipal.

Cercados por muito verde e presenteados com um lindo dia de céu azul, eles aprenderam sobre a vegetação característica do Manguezal, divididas em três subtipos, e conheceram algumas espécies da fauna típica, como o biguá, a garça e o guará vermelho. “O Manguezal é um ecossistema importantíssimo para o equilíbrio do planeta. Também é chamado ‘berçário do mar’ porque nele se desenvolve a maioria das espécies marinhas que, quando adultas, vão para o mar”, explicou a educadora ambiental Liliane Canizares, alertando para a problemática do lixo jogado no mangue, que acaba contaminando a água e prejudicando ou até matando algumas espécies. “Hoje, aqui, percebemos que o povo precisa se conscientizar e parar de jogar lixo na natureza. Se cada um fizer sua parte, a situação pode melhorar”, comentou a integrante do programa Conviver, Adelaide Araújo.

Durante o passeio ecológico, alunos e professores foram surpreendidos por uma revoada de guarás vermelhos, num momento que despertou o encanto de todos que estavam no barco. “Estamos sendo privilegiados com um momento único”, comemorou a educadora ambiental Graziela Muller. “Nesses dois anos trabalhando aqui, nunca vi os guarás em bando. Isso é raríssimo, pois eles estão ameaçados de extinção; são muito perseguidos por causa de sua coloração. Só os vemos isoladamente”, explicou.

“Isso é maravilhoso! Nunca tinha visto esses pássaros vermelhos!”, exclamou o aposentado Wagner Almeida Fernandes, do programa Conviver. “Esse trabalho realizado aqui na área ambiental é muito bom. A comunidade precisa se interessar e participar mais”, comentou ele. Sua esposa, Sueli Fernandes, também estava maravilhada. “Adorei o passeio. Além de lindo, foi muito proveitoso, pois a professora nos explicou sobre tudo que estávamos vendo”.
Atividades - As ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente continuam ao longo dos próximos dias. Nesta terça (8) e quinta-feira (10), alunos das escolas municipais de Complementação Educacional participam de um City Tour pelos ecossistemas de Praia Grande.

Na quarta-feira (9), os estudantes participam de ecoação no Manguezal para retirada de lixo do local. Na sexta-feira (11), haverá plantio de 25 mudas de Palmito Juçara no Parque Xixová – Japuí. E durante toda a semana, o público pode conferir a exposição “Despertar o olhar para conhecer e preservar”, com fotos e trabalhos feitos pelos alunos da Educação Ambiental. A Mostra ocorre no Paço Municipal e pode ser visitada das 9 às 16 horas.