Palácio das Artes abre inscrições para I Copa de Futebol Virtual

Com eventos simultâneos, torneio promete reunir gamers de toda a Região

Por Lorena Flosi | 9/6/2010

Se nem todos os aspirantes a craques do futebol podem realizar o sonho de pisar em um gramado de competição mundial, a chance de disputar uma Copa do Mundo vem pela tela do computador. Para os atletas dos games de última geração, a Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande lança a primeira Copa de Futebol Virtual, que acontece dias 19 e 20 de junho. O primeiro prêmio é digno de campeão do mundo: um Play Station 3, um dos mais modernos do mercado. As inscrições podem ser feitas no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600), de segunda a sexta-feira, da 13 às 16 horas. Outras informações pelo telefone 3496-5716.

Para se inscrever, os interessados devem ter a partir de 12 anos e apresentar um termo de autorização assinado pelo responsável no caso de menores de idade. No ato da inscrição, o “atleta” deve doar uma lata de leite em pó de 400 gramas e uma embalagem de óleo de cozinha de 900 ml, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade do Município. As inscrições são limitadas a 128 competidores.

“Os simuladores de partidas de futebol são populares entre gamers de todas as idades”, comenta o coordenador de eventos da Sectur, Francisco Barbosa. “Por isso, achamos que esta seria uma ótima forma de trazer a Copa do Mundo para dentro do Palácio das Artes, unindo amantes do futebol e dos games em uma grande confraternização”, pontua Barbosa, lembrando que no último dia de competição, dia 20 de junho, o Brasil entra em campo nos gramados reais para disputar sua segunda partida da primeira fase do Mundial, contra a Costa do Marfim. “No horário do jogo, às 15h30, faremos uma pausa e transmitiremos a partida em um telão instalado no Salão de Eventos. Quem não quiser perder a grande final de nosso torneio, que se inicia logo após o jogo do Brasil, poderá acompanhar a disputa junto com outros gamers”.

Barbosa explica que o torneio acontece em dois dias (dias 19 e 20 de junho), empregando o PES – Pro Evolution Soccer para Play Station 3. O evento tem entrada gratuita e é aberto não só a jogadores, mas à toda comunidade. “Durante o torneio, teremos inúmeros eventos paralelos, como distribuição de brindes, espaço kids para os menores e apresentação de Guitar Hero e Rock Band”, conta.

A competição empregará o chamado sistema mata-mata: quem vencer a partida avançará à próxima fase. O participante derrotado estará automaticamente eliminado. Todas as partidas serão realizadas em jogos de dez minutos, divididos em dois períodos de 5 minutos de duração, exceto nas partidas da fase final. Em caso de empate, haverá prorrogação, e persistindo, disputa de pênaltis.
Na fase final, as partidas ganham 20 minutos de duração, dividas em dois períodos de dez minutos cada.

Premiação - Além de um troféu e um Play Station 3 para o primeiro colocado, a Copa de Futebol Virtual de Praia Grande oferece ao segundo colocado um troféu e um PSP – Play Station Portátil. O terceiro lugar leva para casa, além do troféu, uma camisa oficial da Seleção Brasileira. Todos os competidores ganham assinaturas de 3 meses de uma revista especializada em games.

Confira o regulamento:

Art. 1° - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Parágrafo 1° -. O evento será aberto à comunidade sem qualquer tipo de cobrança, exceto aos interessados em participar da competição futebol virtual.

Parágrafo 2° - As inscrições deverão ser feitas no período 07/06 a 16/06 do ano corrente, das 13:00 às 16:00 horas, mediante contribuição de 1 lata de 400 gramas de leite em pó e 1 (uma) embalagem de óleo de cozinha de 900 ml no ato da inscrição. O material arrecadado será convertido para o Fundo Social. Para os demais jogos e recursos de entretenimento oferecidos durante o evento a participação é inteiramente livre.

Parágrafo 3° - Não será permitido qualquer tipo de negociação de resultados. O jogador que infringir essa regra será punido com a desclassificação automática e inapelável da competição, tanto a parte passiva quanto a parte ativa.

Parágrafo 4º - Será fixada no evento uma área restrita à alimentação, ficando dessa forma, expressamente proibido alimentar-se fora da área referida.

Art. 2° - FORMA DE COMPETIÇÃO
Parágrafo 1° - A competição terá o limite máximo de 128 (cento e vinte e oito) participantes.
Parágrafo 2° - O participante poderá escolher qualquer equipe desde que pertença ao quadro de seleções disponíveis no jogo, no entanto, uma vez escolhida, não poderá alterá-la até o término da competição. A equipe deve ser definida no ato da inscrição.

Parágrafo 3° - A competição empregará o Sistema Mata-Mata, na qual quem vencer a partida avançará à próxima fase. O participante derrotado estará automaticamente eliminado.

Parágrafo 4° - Todas as partidas serão realizadas em jogos de 10 minutos, divididos em 2 (dois) períodos de 5 minutos de duração, exceto nas partidas da fase final. As partidas empatadas caberão prorrogação, e persistindo o empate, disputa de pênaltis.

Parágrafo 5° - Fase Final. Os jogadores que decidirão terceiro lugar, semifinalistas e finalistas excepcionalmente decidirão o título em um jogo único de 10 minutos cada tempo.

Parágrafo 6º - Não haverá tolerância de atraso do participante. Quando solicitado, o mesmo deverá se apresentar imediatamente junto à área da competição diante da mesa da comissão organizadora.

Art. 3° - PARTICIPAÇÃO
Parágrafo 1° - Poderá participar da copa virtual qualquer pessoa maior de 12 anos de idade. Tratando-se de menores de idade, se faz necessária apresentação da declaração devidamente preenchida e assinada pelos pais ou tutores legais, a qual se encontra anexo ao presente regulamento.

Parágrafo 2° - É obrigatório que todos os jogadores levem seus respectivos documentos de identidade em todos os jogos, bem como o crachá de identificação a ser cedido posteriormente à inscrição para apresentarem junto à da mesa da comissão organizadora para verificação. O participante que não apresentar os documentos acima solicitados estará automaticamente eliminado da competição, caracterizando a vitória do seu oponente.

Parágrafo 3° - O participante não poderá inscrever-se mais de uma vez. Essa condição elimina automaticamente o participante da competição.

Parágrafo 4° - A inscrição do participante significa total concordância do mesmo com relação às regras oficiais deste documento.

Parágrafo 5° - Patrocinadores ou outros filiados ao evento possuem o direito de usar o nome inscrito de qualquer participante, fotografias, filmagem e/ou qualquer outro tipo de promoção e publicidade sem o consentimento do mesmo e a necessidade de assinatura de termo de exploração de imagem.

Parágrafo 6° - Todos os dados da Ficha de Inscrição devem ser preenchidos sem exceção. Inscrições incompletas não serão aceitas pela organização da competição.

Parágrafo 7° - Os participantes devem manter uma conduta adequada ao ambiente, mantendo a cordialidade e respeito perante competidores, espectadores, membros da imprensa e oficiais do evento.

Parágrafo 8° - Os jogadores deverão estar dispostos a participar de cerimônias de premiação, fotografias, entrevistas e qualquer outro evento oficial.

Parágrafo 9° - Jogadores e espectadores deverão permanecer em silêncio enquanto estiverem próximos da área de competição. Falar é permitido, mas em um nível razoável e longe dos jogadores. É extremamente proibido que um espectador comunique-se com um jogador enquanto ele compete. Espectadores não podem permanecer no perímetro restrito aos competidores.

Parágrafo 10° - Espectadores e participantes em geral fora da área do torneio, como espectadores das partidas, têm a permissão de torcer. Porém, dicas específicas não podem ser manifestadas.

Parágrafo 11° - Os jogadores deverão conter o uso de linguagem vulgar quando estiverem dentro da área da competição. Não é permitido emitir palavras, desafios, ironia, gestos e afins ao adversário. Essa conduta é penalizada com desclassificação automática do participante, sem direito a quaisquer espécies de reclamações.

Parágrafo 12° - Desistir de uma partida, interrompê-la sem motivo qualquer ou demonstrar claramente que está abdicando da postura competitiva, pode causar a desclassificação do participante, sem direito a quaisquer espécies de reclamações.

Parágrafo13° - O uso de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes é extremamente proibido durante o torneio. Os jogadores que não respeitarem essa regra serão desclassificados, sem direito a quaisquer espécies de reclamações.

Art. 4° - CONFIGURAÇÕES DO JOGO PARA AS PARTIDAS
Nível match – Estrela
Duração – 5 minutos (exceto semifinal, a grande final e a partida para definição do terceiro lugar. Essas terão duração de 10 minutos)
Lesões – Sim
Condição Física – Aleatório
Seleção do 11 Inicial – Não
Tipo de Bola – Aleatório
Prolongamento – Sim
GP – Sim
Nº Máximo de Substituições – 3 jogadores

Art. 5° - PRÊMIOS
Parágrafo 1° - A premiação se dará da seguinte forma:
1º Lugar – Troféu + Playstation 3
2º Lugar – Troféu + PSP (videogame portátil)
3º Lugar – Troféu + Camiseta da Seleção Brasileira

Art. 6° - CONFIGURAÇÕES DO JOGO PARA AS PARTIDAS
Parágrafo 1° - Os participantes poderão usufruir 3 minutos para configurarem suas seleções no início das partidas. Após este tempo, a partida deve ser iniciada imediatamente. Caso algum participante se recuse a iniciar a partida e persista nas configurações ele será automaticamente desclassificado, sem direito a quaisquer espécies de reclamações.

Entre os dois períodos de tempo da partida também serão disponibilizados 3 minutos para configurações das equipes (tática, mudança de jogadores etc.).

Parágrafo 2° - Substituições apenas podem ser feitas quando a bola sair do campo. Fica proibido pausar o jogo durante a partida para qualquer alteração, sem que a bola esteja fora de campo, ou no momento da reposição de bola do próprio time. Não é permitido pausar o jogo para alterações quando a reposição de bola for do time adversário. No momento de uma cobrança de falta ou escanteio, pode haver a pausa pelo time que irá efetuar sua alteração de cobradores, mas não pode haver alterações pelo time adversário.

Parágrafo 3° - Os participantes devem escolher os uniformes com a maior diferenciação possível. É possível a utilização da mesma seleção em uma partida, por exemplo, 2 jogadores poderão disputar uma partida utilizando a Seleção Brasileira, desde que, utilizem uniformes de cores distintas.

Art. 7° - MONITORES/JUÍZES
Parágrafo 1° - Os monitores/organizadores terão todo poder para decidir, resolver qualquer problema ou dúvida que venha a ocorrer durante as partidas, e em caso de qualquer uma dessas irregularidades decidirem a punição de acordo com o regulamento.
Parágrafo 2° - Qualquer um dos competidores que tiver alguma dúvida ou problema deverá procurar solucioná-las antes da partida com os organizadores, e durante a partida se sentir prejudicado pelo adversário ou torcida se dirigir ao monitor.

Art. 8° - DISPOSIÇÕES FINAIS
Parágrafo 1° - Na eventualidade de uma falha de equipamentos durante uma partida, antes do final do primeiro tempo, a partida será reiniciada, mantendo-se o placar do jogo. No entanto, se o mesmo ocorrer no inicio do segundo tempo será determinado vencedor quem estiver com mais gols a favor na partida (Caso nessa hipótese o placar estiver empatado, uma disputa de pênaltis será utilizada para determinar o vencedor).

Parágrafo 2° - Não será permitida à utilização de hardware próprio e instalação de drivers em qualquer hipótese. O uso de Memory Card é expressamente proibido.

Parágrafo 3° - Os organizadores do evento se reservam ao direito de proceder qualquer modificação no regulamento da competição caso seja necessário.

Parágrafo 4° - Quaisquer observações quanto o regulamento do torneio deverão ser feitas até o término do período de inscrições, que se encerrará no dia 16/06/10, observações feitas depois do término desse período não serão levadas em conta pela organização do evento.