JR: Judô masculino de PG está em evolução

Time da Cidade terminou em quinto e sexto lugares, nos dois últimos anos

Por Fabricio Tinêo | 2/7/2010

A seleção masculina de judô de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) está em evolução nos Jogos Regionais (JR) do Estado de São Paulo. Em 2008, o time local terminou em sexto lugar. Ano passado, obteve a quinta posição. A primeira divisão, da 54ª edição da competição inicia-se no próximo dia 7, em Guarujá.

“Reunimos um grupo forte, com atletas jovens de muito potencial e lutadores experientes, rodados. Temos tudo para realizar a melhor campanha da história do judô praiagrandense”, afirmou o técnico Fernando Patti. “O trabalho na Cidade tem caracterizado-se pela paciência na revelação de talentos. Estamos no caminho certo”.

Seleção – No Nague-no-katá (formas) estão Arthur Souza da Silva, 17 anos, e Roberto Carlos dos Santos Júnior, de 16. No kumitê (luta), Rodrigo Gonçalves da Silva, 20 anos, peso superligeiro (até 55 kg); Luciano Santos da Silva, 35, ligeiro (55 a 60 kg); Guilherme Ramos, 32, meio-leve (60 a 66 kg); Délson Soldani Santos, 32, leve (66 a 73 kg); Denison Soldani, 37, e Jhonatan Pereira dos Reis, 19, meio-médio (73 a 81 kg).

E ainda, Paulo de Moraes Crenn Neto, 31, peso médio (81 a 90 kg); Daniel Marques Loto, 33, meio-pesado (90 a 100 kg); Renato Flor Flório, 29, pesado (mais de 100 kg). No torneio por equipes, lutam Rodrigo Mendes Barros, 16, Diego Billy Arruda, 19, e Thiago Américo Cartuchi Aoyagui, 20. O técnico é Fernando Patti, que tem como auxiliares Carlos Borges e Alberto Bittencourt.

Atletas – Denison Soldani sagrou-se campeão paulista de veteranos de kumitê (luta) em maio. Em 2009, ele conquistou o sétimo título consecutivo brasileiro máster (mais de 30 anos), na categoria M2 (35 a 39 anos), peso meio-médio (73 a 81 quilos). No início do mesmo ano, na Alemanha, ele obteve o pentacampeonato mundial máster. Ainda em 2009, Soldani faturou o Campeonato Estadual do Interior, pratas nos Jogos Regionais, no Paulistão Sênior e nos Jogos Abertos (primeira da história de Praia Grande); além de diversas medalhas em Torneios. “Vou em busca de mais um pódio” afirma o atleta.

O pesado (mais de 100 quilos) Renato Flor Flório, 28 anos, reside em São Paulo. Já passou por diversas equipes, entre elas, Santo André, Paulistano e Barueri. Em 2009, garantiu a medalha de prata na V Copa Centro Olímpico – Virada Esportiva. Ao longo da carreira, sagrou-se campeão paulista sênior e da seletiva para o Campeonato Sul-Americano; vice-campeão estadual e da seletiva para o Mundial júnior. Flório, medalhista de bronze nos Jogos Abertos do Interior de 2006 diz estar “pronto para a batalha de Guarujá”.

Treinos - A equipe de judô masculino de Praia Grande treina de segunda a sexta-feira, das 15 às 23 horas, no Ginásio Sejel (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi).

Histórico do judô masculino nos Jogos Regionais:
2007 (sede Guarujá)
prata – Guilherme Ramos – meio-leve

2008 (São Caetano) = 6º lugar
prata – Denison Soldani – meio-médio
bronze – Alberto Bittencourt – médio

2009 (Santo André) = 5º lugar
prata – Denison Soldani – meio-médio