Vagas abertas para aulas de saxofone e clarinete

Cursos gratuitos serão realizados no Palácio das Artes

Por Lorena Flosi | 8/7/2010

Foto Indisponivel

Estão abertas as inscrições para as oficinas de música da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande. Dessa vez, a oportunidade é para quem deseja aprender a tocar saxofone e clarinete. Os cursos são gratuitos, com aulas semanais e têm o limite de 18 vagas por instrumento. Os interessados devem ter entre sete e 21 anos, e efetuar sua inscrição na Seção de Ação Cultural, que fica na área administrativa do Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600 - Boqueirão), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, levando RG original. Não é necessário ter experiência.

Instrumentos - Ao contrário da maioria dos instrumentos populares que, para chegar aos formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, o saxofone foi inventado. O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax, que criou o instrumento em 1840. Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos. O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como o clarinete, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas. Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelha ao da voz humana.

Já o clarinete é um descendente do chalumeau, instrumento bastante popular na Europa pelo menos desde a Idade Média. Introduzido nas orquestras em 1750, foi um dos últimos instrumentos de sopro incorporados à formação orquestral moderna. As possibilidades harmônicas, o grande controle de dinâmicas que o instrumento permite, a ampla agilidade e extensão de notas, a sua natureza de timbres e poder sonoro dão ao clarinete uma posição de destaque nas orquestras atuais. Alguns dizem que é o "violino das madeiras". No Brasil, o clarinete é bastante utilizado na execução de choros, sambas, serestas e na MPB.