Educadores de Barueri se inspiram no trabalho de PG

Equipe veio aprender com o trabalho das pedagogas comunitárias

Por Priscila Sellis | 3/8/2010

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Um grupo de 30 pessoas da cidade de Barueri (Grande São Paulo), vinculadas à Secretaria de Ações Sociais e ao Fundo Social de Solidariedade, passaram o dia em Praia Grande, na última sexta-feira (30) para conhecer, na prática, o trabalho das pedagogas comunitárias, profissionais que lidam diretamente com os pais de alunos das escolas municipais. De acordo com a diretora de Ação Comunitária, Vilma Maria de Campos, o objetivo foi aprender com a rotina das pedagogas para aperfeiçoar o programa Bairro-Escola de Barueri. “Soubemos do trabalho realizado aqui na área da educação comunitária e viemos absorver idéias para colocar em prática na nossa Cidade”, afirmou.

Formado por professores, prestadores de serviços e chefes do programa Bairro-Escola de Barueri, o grupo se espalhou por diversas escolas da Cidade, além de PICs, CAFÉS e outros órgãos que mantém parceria com as pedagogas comunitárias. Também acompanhou visitas domiciliares realizadas pelas pedagogas aos pais de alunos com problemas de ausência, comportamento ou rendimento.

Segundo Vilma, o Bairro-Escola de Barueri – que oferece aulas no contraturno escolar, dentro do projeto Trilhas Educativas, Culturais e Esportivas – percebeu a necessidade de integrar os pais à escola, ao programa e à vida dos filhos. Para isso, a equipe veio conhecer as estratégias das pedagogas comunitárias. “Um dos pontos que mais chamou nossa atenção foi a prática de visitas domiciliares. É muito interessante o trabalho delas em resgatar a problemática do aluno, conversar com o pai e incentivá-lo a participar da vida do filho. É isso que queremos implantar lá”.

A diretora do programa Bairro-Escola, Edna Lage, destacou a postura das pedagogas. “Observamos que trabalham com alegria e motivação. Também admiramos a coragem e a confiança que ganharam dos pais. Sem dúvida, foi um dia de grande aprendizado em questões comunitárias, que nos permitiu refletir sobre o papel da família e dos educadores. Estamos voltando deslumbrados”.

Para a chefe da Divisão de Ação Comunitária, Valkíria Medeiros do Nascimento, a visita também serviu para as pedagogas refletirem sobre a importância do seu papel. “Ficamos felizes em saber que nossas experiências podem transformar a realidade de outros locais”.

História – Praia Grande foi a primeira Cidade do país a implantar nas escolas a figura do Pedagogo Comunitário, profissional que atua diretamente com a comunidade para transformá-la em aliada no processo educativo, visando melhorar o desempenho escolar do aluno. Cada bairro tem um ou mais pedagogos responsáveis por promover ações de aproximação entre família e escola, pais e alunos, transmitindo-lhes a consciência do quanto isso é importante.

Desenvolvido há cinco anos, o projeto muda o conceito de educação, buscando a parceria da comunidade para melhorar a vida de alunos e moradores do bairro. A iniciativa foi inspirada no programa Cidade Escola Aprendiz, criado por Gilberto Dimenstein, um dos jornalistas mais respeitados do país.