PG oferece aulas gratuitas de informática

Inscrições para 729 vagas acontecem dias 12 e 13 de agosto

Por Mauricio Eirós | 11/8/2010

Foto Indisponivel

Quem quer aprender a usar melhor o computador, utilizando programas para fazer textos, planilhas, slides e navegar na internet, tem a oportunidade de se inscrever no programa Infopai nos dias 12 e 13 de agosto (quinta e sexta-feira). As aulas são gratuitas e realizadas nos laboratórios de informática de 16 escolas municipais, com duração de quatro meses.

O curso é oferecido pela Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc), por meio da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital.
Para se matricular é preciso ter mais de 18 anos, ser morador de Praia Grande e se inscrever pessoalmente na secretaria de uma das unidades escolares onde será feito o curso, apresentando os originais de RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Pastorello, serão oferecidas 729 vagas, com aulas duas vezes por semana, das 19 às 22 horas. O curso tem dois módulos diferentes e as aulas começam no dia 16 de agosto. Pastorello lembra que as inscrições acabam rapidamente. “Devido à grande procura, as vagas costumam se esgotar no primeiro dia de inscrição”, alerta ele.

No módulo 1, os alunos aprendem introdução à informática, digitação, Windows XP e os programas Br Office Write (similar ao Word), Calc (similar ao Excel) e Impress (similar ao PowerPoint), além de busca e navegação na Internet.

Já no módulo 2 são ensinadas duas novas ferramentas: os programas Gimp (similar ao Photoshop), para tratamento de fotos, e o Draw (similar ao CorelDraw), usado na produção de material gráfico. Para cursar o módulo 2 é necessário ter completado o primeiro.

Pastorello ressalta que o curso tem objetivo de ensinar o básico aos alunos e motivá-los para se aprimorarem ainda mais na informática. “São passados conhecimentos gerais sobre cada tema e as aulas são 100% práticas, com um aluno por microcomputador. Já tivemos estudante com mais de 60 anos que fez o curso, se motivou a aprender ainda mais e depois ingressou na Fatec. Isso é um orgulho para nós”.

O Infopai foi criado pela Prefeitura de Praia Grande em 2003, com o objetivo de proporcionar aos pais e familiares dos alunos o contato com o mundo digital. Em 2007, o acesso ao projeto foi ampliado para toda a comunidade, independente de vínculo com a escola. Desde seu início, o programa já formou mais de 3.500 pessoas.

Confira quais escolas fazem parte do programa:
E.M. Ana Maria Babette Bajer Fernandes
E.M. Carlos Roberto Dias
E.M. Domingos Soares de Oliveira
E.M. Elza Oliveira de Carvalho
E.M. Isabel Figueroa Bréfere
E.M. Joaquim Augusto Ferreira Mourão
E.M. José Júlio Martins Baptista
E.M. José Padin Mouta
E.M. Lions Clube Ocian
E.M. Paulo Shigueo Yamauti
E.M. Roberto Mário Santini
E.M. Roberto Shoji
E.M. Ronaldo Sérgio Lameira Ramos
E.M. São Francisco de Assis
E.M. Thereza Magri
E.M. Vila Mirim