Cursos do Senai tem início em PG

Aulas de silk screen e construtor de móveis reúnem jovens de 14 a 17 anos

Por Daniel Elias | 13/8/2010

Começaram esta semana as aulas dos cursos gratuitos oferecidos em Praia Grande, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Senai, realizados no polo do projeto Navega São Paulo. As aulas de construtor de móveis (Madeira e mobiliário) e silk screen em têxteis (Têxtil) reúnem jovens entre 14 e 17 anos e o objetivo é profissionalizar os alunos.

As aulas acontecem de terça a sexta-feira e tiveram inicio dia 10 de agosto, com duas turmas por dia (manhã e tarde). O curso é ministrado por professores do Senai e os aprovados recebem certificado.

O professor Reinaldo Faustino dos Santos afirmou que a expectativa dos alunos é positiva e sentiu uma grande motivação no grupo. No curso de Madeira e mobiliário, orientado por ele, há 18 alunos, entre homens e mulheres.

“Percebi que eles pretendem seguir uma profissão e esse curso pode proporcionar esse caminho aos alunos. No curso, eles aprendem os desenhos básicos para a marcenaria moveleira, o que garante futuras colocações no mercado de trabalho, como na carpintaria naval e até mesmo na construção civil”, afirmou Santos.

“Essa parceria com o Senai é um divisor de águas e um antigo sonho. Os cursos visam habilitar os formandos para o mercado de trabalho em áreas náuticas, como marcenaria e carpintaria naval, que é uma vocação de nossa Cidade”, disse o coordenador do projeto Navega São Paulo em Praia Grande, Silvio Bello.

O curso de Madeira e mobiliário (160 horas/aula) acontece às terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Já o curso Têxtil (48 horas/aula) é realizado quartas e sextas-feiras, no mesmo horário. Novas turmas serão abertas ao final do curso.