Morcegos são os principais transmissores da raiva

Por Alex Frutuoso | 27/8/2003

Foto Indisponivel

A Divisão de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde Pública da Prefeitura – Sesap- está alertando a população de Praia Grande quanto ao perigo do contato dos morcegos com animais de estimação, como cães e gatos.
Atualmente, os morcegos são os principais transmissores da raiva para cães e gatos, que têm o hábito de “brincar” com o animal, que pode contaminá-los através da mordida ou do simples contato.
De acordo com a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Mônica de Oliveira Rossi, as pessoas que avistarem um morcego caído, vivo ou morto, devem acionar a divisão (3473-3344) para que o animal seja recolhido. Quem tiver a preocupação de pegar o morcego deve usar um saco plástico ou frasco, além de proteger as mãos com luvas. Os morcegos nunca devem ser manipulados, já que a raiva é uma doença letal para homens e animais.
Por isso, a Divisão de Controle de Zoonoses reitera o pedido para que a população vacine seus cães e gatos contra a raiva o mais rápido possível.
A vacinação anti-rábica começou no dia 2 e prossegue até o final deste mês, nos seguintes locais: até o dia 29, na sede do Seman (Serviço Municipal de Apreensão de Animais, na Av. Roberto de Almeida Vinhas, 3.893, V. Antártica; na sede da Regional I, na Av. Ministro Marcos Freire, 163, Tude Bastos; na Regional II (Av. Ministro Marcos Freire, 667 Jd. Quietude) e na Regional III (Av. Nossa Senhora de Praia Grande, 29.833 Baln. Paquetá). No dia 30 (sábado), a vacinação acontecerá na Associação de Melhoramentos do Jardim Samambaia (Rua Maria Cavalcante da Silva, 300) e na Associação de Melhoramentos do Baln. Maxland (Rua Leonora S. de Martins, 236).