Exposição apresenta dois anos do Museu da Cidade

Atividades no Palácio das artes de Praia Grande estão em vídeos, objetos e textos

Por Lorena Flosi | 8/9/2010

Quem for ao Palácio das Artes (PDA) de Praia Grande, durante o mês de setembro, além de participar da programação especialmente preparada para comemorar os dois anos de atividade do complexo, poderá relembrar ou conhecer as principais exposições realizadas pelo Museu da Cidade durante os dois últimos anos. Até o dia 30 de setembro, mesas expositivas, vídeos e terminais de computador trazem os visitantes os melhores momentos da instituição desde sua abertura, em setembro de 2008.

“Nestes dois anos de atividade, todas as ações realizadas pelo Museu da Cidade tiveram como objetivo o reconhecimento e valorização das identidades locais, garantindo o direito à memória dos cidadãos”, avalia a representante do Museu da Cidade Márcia Helena de Lima. “Como comemoração, achamos pertinente relembrar as principais ações do Museu, objetivando a democratização do espaço, cumprindo assim nossa missão, que é a de difundir a memória e a história da Cidade, estimulando a preservação da cultura material e imaterial do Município”, completa.

Em cinco mesas expositivas, o Museu da Cidade relembra as ações promovidas em 2009. A exposição Vida na Praia, abordando a trajetória de desenvolvimento e urbanização das praias do município, vem representada através de uma seleção de conchas, textos e objetos. Em um terminal de computador, vídeos sobre o processo de formação das praias. Na mesa2, os visitantes podem relembrar o trabalho desenvolvido durante a Semana da Consciência Negra, também de 2009, que buscou discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura africana. Um dos televisores complementa a exposição, com vídeos do evento.

Já na mesa 3, fotos e textos da exposição Cultura em Construção, que comemorou o primeiro ano de atividades do Palácio das Artes, homenageia os trabalhadores que construíram o centro cultural. Em outro televisor, o visitante terá acesso a um vídeo feito para homenagear esses profissionais. Na mesa quatro, os projetos musicais e encontros realizados pela instituição, como o Música no Museu e o Encontro Metropolitano da Preservação do Patrimônio Cultural são representados por imagens e textos, e complementados por um terminal de computador que traz um vídeo de matéria feita pelo programa jornalístico Antena Paulista, da Rede Globo.

Na última mesa, o Centenário da Imigração Japionesa, realizado em 2008, poucos dias após a inauguração do centro cultural relembra o evento que contou com oficinas, apresentações de dança e artes marciais, acompanhada por um vídeo sobre o tema. Na sexta e última mesa, as exposições itinerantes realizadas pela instituição.

Museu da Cidade - Com cerca de 250 metros quadrados de área, o Museu da Cidade abriga exposições referentes à história de Praia Grande, um conceito inovador na museologia. Para isso conta com ferramentas interativas, como televisores com dvds e fones de ouvido, terminais de computador e painéis gráficos, além das tradicionais mesas expositivas. Destaque para a seção de monóculos gigantes, com imagens de turistas de décadas passadas divertindo-se nas areias das praias do Município.

Em 2010, o Museu da Cidade comemora, junto com o Palácio das Artes, seu segundo ano de atividade, contabilizando público de mais de 6 mil visitantes apenas nos últimos 12 meses. Além do trabalho de preservação da memória do Município, a instituição realiza cursos de capacitação direcionados a educadores, encontros metropolitanos de preservação e outros eventos que objetivam a valorização da memória e do patrimônio imaterial. A semana da Consciência Negra, promovida pela instituição em 20096, reuniu cerca de 1500 participantes de toda a Região.

O Museu da Cidade é parte do PDA, que fica na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão, e tem visitação gratuita, de terça-feira a sábado, das 14 às 17 horas. Também é possível agendar visitas monitoradas para escolas e instituições em geral, através do telefone 3496-5706.