Elizabeth Savala apresenta Friziléia ao ar livre em PG

Espetáculo gratuito acontece sábado (25), no Espaço Alvorada

Por Lorena Flosi | 20/9/2010

Em seu aniversário de dois anos, o Palácio das Artes oferece mais um presente à população da Baixada Santista: com mega estrutura de som e iluminação, Elizabeth Savala vem ao Município para apresentar, ao ar livre, a peça teatral Friziléia, sucesso de crítica e público, já vista por mais de 300 mil espectadores em todo país. A apresentação é gratuita e acontece sábado (25), às 20 horas, no Espaço Alvorada (Avenida Ministro Marcos Freire, sem nº, bairro Quietude). A previsão é de que mais de três mil pessoas assistam ao evento.

“Nossa intenção é usar cada vez mais o Espaço Alvorada como o ponto principal do Município para espetáculos de rua”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ananias Lobão. “No mês passado, o Sarau Petrobrás transformou o espaço em um cinema ao ar livre, atraindo mais de 400 pessoas. Agora queremos fazer do Alvorada um grande teatro onde não há limite de ingressos. É só chegar e se divertir. Acho que elogios sobre a Elizabeth Savala e a qualidade do espetáculo são dispensáveis”, comemora.

Estrelada por Elizabeth Savala, Friziléia é uma comédia com texto de Camilo Áttila e Luis Campelo Torres, onde a protagonista contracena com os outros personagens projetados sobre o cenário, interpretados pelos atores Marcelo Escorel, Maria Esmeralda e com ela própria no papel de seu alter-ego, em situações corriqueiras e engraçadas, com os atores. A partir das mazelas de uma personagem clássica - a mãe de família tradicional - a peça demonstra que mesmo em situações de limite extremo, o ser humano pode rir de si mesmo.

Friziléia, uma ex-líder estudantil combativa que, por artes do destino se tornou uma dona-de-casa frustrada, divide com o público sua saga tragicômica em que só vê uma saída: uma morte espetacular, para denunciar sua condição de vítima explorada por todos. Para a platéia, é imediata a identificação com as queixas sobre o marido grosseirão que só quer saber de futebol, sobre a sogra que inferniza sua vida, sobre os filhos rebeldes e ingratos ou sobre a obsessão de voltar a ter uns quilinhos a menos.

Com o mesmo vigor que a tornou nacionalmente conhecida na interpretação da personagem "Malvina", da novela ’Gabriela’, somado à maturidade de seu 35 anos de carreira, Elizabeth Savala impressiona pelo carisma com que consegue conduzir o espetáculo de 1h30 de duração. Seu talento na comicidade é o ponto alto do espetáculo. Com preciso e precioso timing, Savala consegue prender a atenção do público, mesmo em apresentações para milhares de espectadores em palcos montados em praças públicas, onde o espetáculo funciona de forma impressionante, como se estivesse sendo apresentado em uma sala fechada.

Texto: Camilo Áttila e Lula Torres
Direção: Luís Artur Nunes
Elenco: Elizabeth Savala
Em projeção: Marcelo Escorel e Maria Esmeralda
Cenário: Rosa Magalhães
Figurino: Biza Vianna
Sonoplastia: Andréa Zeni
Iluminação: Rogério Wiltgen