Roberto Francisco entrega obra viária dia 25
Pista de retorno, sob o viaduto da Curva do S, custou cerca de R$ 1 milhão
Por Monica Silva Batista | 22/9/2010

O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, inaugura, no sábado (25), às 10h, a pista de retorno construída sob o viaduto da Curva do S, na altura do km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A via tem 500 metros de extensão e seis metros de largura. O projeto incluiu obras de pavimentação, drenagem, colocação de defensas, iluminação e sinalização viária. As obras foram executadas pela Construtora Fortex. A Prefeitura investiu R$ 1 milhão neste empreendimento.
Roberto Francisco explica que o governo municipal decidiu construir a via para oferecer um acesso alternativo à Via Expressa Sul, após o fechamento, no final de outubro do ano passado, do canteiro central da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do trevo do Bairro Samambaia. Na época, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta – Imigrantes, alegou que o cruzamento foi extinto por medida de segurança.
Com isso o percurso do Bairro Samambaia à Expressa Sul aumentou em aproximadamente sete quilômetros. “A solução definitiva para a região é a construção do viaduto, no trevo do Bairro Samambaia, que será uma obra realizada em parceria com o governo estadual, que investirá em torno de R$ 10 milhões no projeto. A Prefeitura de Praia Grande destinará R$ 5 milhões a esta obra”, afirmou.
A implantação da pista de retorno levou a Secretaria de Trânsito e Transportes a alterar o sistema viário local e o trajeto de quatro linhas de ônibus. Segundo o chefe do Departamento de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro, os itinerários das linhas intermunicipais 927 (Samambaia/Santos/Ponta da Praia) e 941 (Melvi/Santos) e o das linhas municipais 22 (Melvi/Terminal Tatico) e 30 (Terminal Tatico/Jardim do Trevo) foram reduzidos em 1.100 metros, com a inclusão da pista de retorno no trajeto. “O tempo de viagem será mais rápido”, ressaltou Carneiro.
Um trecho da Rua Ilda Rosa da Cunha, a partir da Avenida Marginal, passou a ter sentido único, em direção à Rua A. No restante da via foi mantida a mão–dupla. Na Rua A também foi implantada mão única, a partir da Rua Ilda Rosa da Cunha até a Avenida Marginal.
Roberto Francisco explica que o governo municipal decidiu construir a via para oferecer um acesso alternativo à Via Expressa Sul, após o fechamento, no final de outubro do ano passado, do canteiro central da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do trevo do Bairro Samambaia. Na época, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta – Imigrantes, alegou que o cruzamento foi extinto por medida de segurança.
Com isso o percurso do Bairro Samambaia à Expressa Sul aumentou em aproximadamente sete quilômetros. “A solução definitiva para a região é a construção do viaduto, no trevo do Bairro Samambaia, que será uma obra realizada em parceria com o governo estadual, que investirá em torno de R$ 10 milhões no projeto. A Prefeitura de Praia Grande destinará R$ 5 milhões a esta obra”, afirmou.
A implantação da pista de retorno levou a Secretaria de Trânsito e Transportes a alterar o sistema viário local e o trajeto de quatro linhas de ônibus. Segundo o chefe do Departamento de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro, os itinerários das linhas intermunicipais 927 (Samambaia/Santos/Ponta da Praia) e 941 (Melvi/Santos) e o das linhas municipais 22 (Melvi/Terminal Tatico) e 30 (Terminal Tatico/Jardim do Trevo) foram reduzidos em 1.100 metros, com a inclusão da pista de retorno no trajeto. “O tempo de viagem será mais rápido”, ressaltou Carneiro.
Um trecho da Rua Ilda Rosa da Cunha, a partir da Avenida Marginal, passou a ter sentido único, em direção à Rua A. No restante da via foi mantida a mão–dupla. Na Rua A também foi implantada mão única, a partir da Rua Ilda Rosa da Cunha até a Avenida Marginal.