Proprietário de imóvel incendiado deve apresentar laudo

Procedimento visa segurança das pessoas que frequentam o local

Por Paola Vieira | 14/10/2010

Proprietário do depósito de armazenamento de carvão localizado no Bairro Aviação, incendiado na madrugada de segunda-feira (11), tem até sexta-feira (15) para apresentar laudo técnico de profissional habilitado sobre as condições estruturais do imóvel, acompanhado da respectiva anotação de responsabilidade técnica.

A notificação administrativa foi feita na segunda-feira (11) pela fiscalização de obras da Secretaria de Urbanismo (Seurb), após solicitação da Defesa Civil. O procedimento é padrão nessas situações e visa a segurança do local e pessoas que o freqüuentam. As casas ao lado não foram atingidas pelo fogo.

O galpão, localizado na rua Guadalajara, foi atingido por um incêndio que teve início por volta da meia-noite. Os bombeiros pediram apoio à Prefeitura para fornecimento de maquinário, a fim de evitar que o fogo contido retornasse. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) enviou ainda na madrugada dois tratores, que facilitaram o trabalho dos Bombeiros retirando o carvão para resfriamento na rua.

O material foi encaminhado ao terminal de transbordo, para se decompor naturalmente, evitando combustão.

Segundo o chefe da Defesa Civil, Fábio Rogério Marques, a utilização do maquinário da Prefeitura foi fundamental para a agilidade do trabalho dos Bombeiros e extinção do risco de novo incêndio. “Se o material ficasse confinado mais tempo lá dentro, o risco seria bem maior", explica.

Para conter o fogo, foram acionados o Corpo de Bombeiros de Praia Grande, São Vicente e Santos. Cerca de seis viaturas participaram da operação. Um caminhão baú teve sua caçamba derretida. Não houve feridos.