CPFL amplia fornecimento de energia em PG

Concessionária investiu R$ 15,6 milhões para implantar terceira subestação

Por Monica Silva Batista | 4/11/2010

A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) inaugurou, na quinta-feira (4), em Praia Grande, uma subestação com capacidade para fornecer energia elétrica a mais 35 mil residências no Município, o que corresponde a um aumento de 22,5% na capacidade instalada. Projetada para atender a demanda ao longo da próxima década, a estrutura, formada pela subestação e linhas de transmissão e distribuição, foi implantada em área de seis mil metros quadrados, no Bairro Quietude, cedida pela Prefeitura. O investimento foi de aproximadamente R$ 15,6 milhões. Na Cidade, a concessionária possui, atualmente, 170 mil clientes.

O vice-presidente da CPFL, Hélio Viana, afirmou que entre as 565 cidades atendidas pela empresa, Praia Grande é o quinto município com maior crescimento. “Este investimento foi possível graças à parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público. É uma obra de infraestrutura de grande importância para suprir a demanda por energia elétrica nos próximos 10 anos. Nossos estudos apontam que Praia Grande é a cidade que mais cresce na região da Baixada Santista”.

O prefeito Roberto Francisco destacou que a ampliação do fornecimento de energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento sustentável. “Praia Grande tem um crescimento demográfico médio de 27 mil pessoas ao ano. É a quinta cidade brasileira em aumento populacional. Com isso, é prioritário ampliar os serviços públicos e a infraestrutura. O prefeito não consegue administrar sozinho. Precisa de parcerias e apoio de todos para cuidar da cidade. Queremos que a CPFL seja a única concessionária de energia elétrica no Município, pois a empresa vem demonstrando que é parceira do Poder Público”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Katsu Yonamine, ressaltou que o abastecimento regular de energia elétrica e água é essencial para o desenvolvimento do Município. “Para atrair investidores, a Cidade precisa ter a infraestrutura adequada”, disse.

O gerente de transmissão da CPFL, Cristiano Santos Cucatti, informou que a subestação tem potência inicial de 40 MVA (megavolts amperes) e capacidade final de 80 MVA, operando em tensão de 88 KV (quilovolts). A linha de transmissão, com 3,8 quilômetros, opera em 88 KV. A rede de distribuição primária com 19 quilômetros de extensão funciona em 13,8 KV.

Atendimento ao cliente - No mesmo dia foram inauguradas as novas instalações da agência de atendimento ao cliente, localizada na Avenida Brasil, 600, 3º andar, no Boqueirão. A agência de atendimento da CPFL ganhou sala de espera e painel eletrônico de senhas. De acordo com Marney Tadeu Antunes, gerente de Relacionamento com Clientes da CPFL Paulista, os consumidores encontrarão na agência colaboradores treinados para prestar atendimento individualizado. “Trata-se de um novo conceito de agência, com separação de ambientes e painel de senhas para controlar o andamento da fila”, explica Marney.

Concurso cultural - O Programa Rede Comunidade da CPFL realizou também a premiação do concurso cultural desenvolvido para alunos de seis escolas públicas de Praia Grande. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Falcão. Participam do concurso cerca de 2.800 alunos do 6º ao 9º ano, de unidades escolares de Praia Grande (EMEF Vila Mirim/320 alunos), Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.