Judoca de PG é campeão nos Jogos Escolares Sul-Americano

Matheus Oliveira vence certame por equipes

Por Fabricio Tinêo | 8/12/2010

O judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc), Matheus Augusto de Oliveira, peso médio (53 a 58 quilos), categoria pré-juvenil (12 a 14 anos), integrou a equipe brasileira que se sagrou campeã no 16º Jogos Escolares Sul-Americano. O certame, finalizado no domingo (5), ocorreu em Lima, no Peru. Ao todo, competiram 1.800 atletas, de 10 países.

“Estou muito feliz. Na disputa individual não rendi o que esperava e acabei sendo derrotado logo de cara por um venezuelano. Acho que a ansiedade da estréia, além de estar competindo fora do país pela primeira vez, pesou e fiquei travado”, relatou o judoca praiagrandense. “Mas, consegui me superar e no torneio por equipes venci inclusive, o equatoriano que ganhou o título individual da minha categoria”.

Dados - Oliveira foi convocado pelo Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para integrar a seleção nacional. Em setembro, em Fortaleza, no Ceará, ele sagrou-se campeão da Olimpíada Brasileira Escolar. O judoca praiagrandense venceu todas as lutas que fez no certame (um total de sete).

Matheus nasceu em Londrina, no Paraná. Mudou-se para Praia Grande aos três meses de idade. Desde então, reside no Bairro Aviação. Filho de Analice Lourdes da Rocha, 41 anos, e Virgilino José de Oliveira, 47; e irmão de André Victor, 5. Aos sete anos, começou no judô na Escola Municipal Professora Isabel Figueroa Bréfere (Bairro Aviação).Atualmente, estuda na Escola Municipal Vila Mirim (Mirim).

Nesta temporada, venceu os Campeonatos Regional, Estadual do Interior e Paulista Estudantil, a Copa Kimonos Budokan e foi terceiro colocado na Copa São Paulo e campeonato paulista.

Em 2009, sagrou-se vice-campeão paulista e ganhou medalha de bronze no Estadual Estudantil. Em 2008, foi campeão sul-brasileiro e faturou os títulos paulista, regional, além da medalha de bronze no Brasileirão infanto-juvenil (11 e 12 anos).