Brincadeira de verão: empinar pipa pode acabar em tragédia

Em janeiro a GCM orienta sobre riscos do cerol e da brincadeira em lugar inadequado

Por Paola Vieira | 29/12/2010

Pode até parecer divertido, mas pode acabar em tragédia. Uma das brincadeiras mais comuns entre as crianças e até adultos durante o verão, que é empinar pipa, pode se tornar um transtorno e até acabar em morte. Por isso, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande orienta a população e turistas sobre cuidados ao praticar essa atividade.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos, durante o mês de janeiro GCMs da Rocam (Ronda Ostensiva de Motocicletas) estarão circulando nas principais vias do Município para coibir a utilização de cerol e a pratica da atividade em locais de grande circulação de motociclistas e ciclistas, principais vítimas de linhas de pipa. “Se os guardas encontrarem alguém empinando pipa se utilizando de cerol, imediatamente terá apreendida a linha. Essa é uma prática ilegal, que oferece risco a vida das pessoas. Já quem estiver brincando em local de grande movimento será feita orientação para que se dirija à praia, o local mais indicado, para que a brincadeira seja tranqüila”.

O comandante ressalta que não é somente o cerol que oferece risco. “Quem empina pipa costuma se distrair olhando para o céu, e em locais movimentados, com grande fluxo de veículos, corre o risco de ser atropelado. Outro exemplo, é que em dia de chuva, se a pipa encostar em um fio de alta tensão, a pessoa pode levar choque ou acontecer até algo mais grave”.

Confira a seguir algumas dicas de segurança:

- Nunca solte pipa perto de antenas, postes e fios elétricos;
- Prefira locais abertos, como a praia, parques ou campos;
- Nunca empine pipas em lugares altos, como telhados ou lajes. De tanto olhar para cima, a criança pode tropeçar e cair;
- Brincar de soltar pipa em dias nublados é muito perigoso devido aos raios. Só faça isso quando o tempo estiver bom;
- Jamais utilize linha metálica, com fio de cobre de bobinas;
- Não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande;
- Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
- Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. E nunca use canos, vergalhões ou bambus para tentar removê-la;
- Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito. Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas. A linha da pipa pode ser perigosa para eles.

Fonte: www.jusbrasil.com.br