Homem é flagrado passando cerol em linha de pipa

Produto foi apreendido por Guardas Civis Municipal

Por Paola Vieira | 31/1/2011

Foto Indisponivel

Operadores da Central de Vídeo Monitoramento flagraram um homem utilizando local público, Praça Ceferino Vega, popularmente conhecida como praça das Bandeiras, no Bairro Guilhermina, para passar cerol na linha de pipa, por volta das 13 horas, de domingo (30). A ação é considera como crime ( Lei estadual nº. 12.192/06), pois pode causar graves acidentes e até morte.

De acordo com o inspetor de vídeo monitoramento, Alexandre Nascimento, assim que as câmeras flagraram a ação, a Guarda Civil Municipal foi comunicada e em instantes chegou ao local. “O indivíduo, adulto, utilizou as pilastras da praça para esticar a linha e passar a mistura de vidro com cola. A viatura chegou ao local e apreendeu o produto. O cerol oferece perigo não só a motociclistas e ciclistas, que podem se ferir gravemente, mas às pessoas que estão caminhando também”.

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande orienta a população e turistas sobre cuidados ao empinar pipas. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos, durante o mês de janeiro os GCMs da Rocam (Ronda Ostensiva de Motocicletas) circulou nas principais vias do Município coibindo a utilização de cerol e a pratica da atividade em locais de grande circulação de motociclistas e ciclistas.

O comandante ressalta que não é somente o cerol que oferece risco. “Quem empina pipa costuma se distrair olhando para o céu, e em locais movimentados, com grande fluxo de veículos, corre o risco de ser atropelado. Outro exemplo, é que em dia de chuva, se a pipa encostar em um fio de alta tensão, a pessoa pode levar choque ou acontecer até algo mais grave”.

Confira a seguir algumas dicas de segurança:

- Nunca solte pipa perto de antenas, postes e fios elétricos;
- Prefira locais abertos, como a praia, parques ou campos;
- Nunca empine pipas em lugares altos, como telhados ou lajes. De tanto olhar para cima, a criança pode tropeçar e cair;
- Brincar de soltar pipa em dias nublados é muito perigoso devido aos raios. Só faça isso quando o tempo estiver bom;
- Jamais utilize linha metálica, com fio de cobre de bobinas;
- Não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande;
- Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
- Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. E nunca use canos, vergalhões ou bambus para tentar removê-la;
- Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito. Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas. A linha da pipa pode ser perigosa para eles.

Fonte: www.jusbrasil.com.br.